
- Patrocínio -
As torneiras da fonte de São Gregório, nas imediações do hotel dos Templários, em Tomar, já não deitam água.
É um local de passagem de peregrinos, caminheiros, atletas e ciclistas que utilizavam a água desta fonte secular para saciar a sede ou pequenas lavagens. Sem explicação, a câmara cortou o abastecimento de água.
1873 é a data gravada na pedra desta fonte. Segundo a informação que consta numa placa no local, o chafariz original data de 1841 e é fornecido pela água da fonte de são Gregório, uma das sete fontes do primitivo abastecimento público da cidade.
Uma vez que é de utilidade pública, sou da opinião que se deveria manter a funcionar, mas para que se conheça o que Jesus Cristo disse acerca do mesmo assunto:
“Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: dá-me de beber. ……Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceres o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. …….Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.” João 4:7 a 15 ARC (Almeida Revista e Corrigida)
A fonte serve aos “peregrinos” e tanto estes como os ” Templários ” estão associados á Religião da Bíblia (Cristã).
A Bíblia diz que ” o fim da Lei (de Moisés) é Cristo. ” …..que dizer que a vinda de Cristo foi o final da Lei, mas Cristo introduziu uma nova Lei, chamada a Lei do Espírito.
Importas-te de me dizer que cogumelos andas a comer?