SociedadeDestaque

Festa dos Tabuleiros perde site

- Patrocínio -

O site oficial da Festa dos Tabuleiros, tabuleiros.org, que estava a funcionar até há poucas semanas, foi desativado porque o registo do domínio caducou e não foi renovado.

A poucos dias da decisão quanto à próxima Festa dos Tabuleiros e quanto à escolha do mordomo, o site oficial deixou de funcionar, estando agora o domínio à venda pelo valor mínimo de 199 dólares.

O site apresentava informações sobre a festa de 2019 nomeadamente quanto ao programa, organização, localização e apoios.

Para dia 10 de abril, domingo, às 17h00, está marcada a reunião do povo de Tomar para decidir se há ou não Festa dos Tabuleiros em 2023. Se a resposta da maioria for sim, segue-se a escolha do mordomo da festa.

A anterior mordoma, Maria João Morais, por motivos familiares, já disse não estar disponível para desempenhar novamente o cargo. O mesmo acontece com o seu antecessor, João Victal, que já liderou três festas e não é sua intenção voltar a ser mordomo.

tabuleir

Povo decide sim ou não à Festa dos Tabuleiros em 2023 e escolhe mordomo

- Patrocínio -

6 comentários

  1. O vento está finalmente a mudar nas margens nabiças? É cedo para responder. Mas há sinais animadores. João Victal e a sua sucessora que não querem mais tabuleiros sendo eles mordomos, é algo que só pode trazer água no bico, para além das justificações apresentadas por ambos. Nunca é tarde para mudar de rumo e trilhar novos caminhos, mais promissores para Tomar e para o concelho.

  2. Realmente não parece que possa haver novos caminhos para Tomar, que tenham a ver com a festa dos tabuleiros. Mas quando os tomarenses que contam aceitarem finalmente que, no seu figurino organizativo atual, a festa é um embuste ruinoso para as finanças locais, aí teremos então condições para palmilhar novos caminhos, mais consentâneos com as necessidades e as potencialidades locais. A espatifar com festarolas verbas que fazem tanta falta noutros setores, os atuais eleitos executivos estão apenas a acelerar a decadência e o subsequente funeral de Tomar, enquanto cidade com algum prestígio na região.
    Ourém já nos ultrapassou em termos de população. Torres Novas está quase ao nosso nível, e o Entroncamento vai-se aproximando. pouco a pouco. Entretanto a srª Dª Anabela vai garantindo que o despovoamento, a fuga da população, é um fenómeno geral, devido à interioridade. A pergunta é esta: Ourém, Torres Novas ou Entroncamento são por acaso concelhos da beira-mar?
    Um dos próximos caminhos a trilhar pelo poder tomarense terá de ser forçosamente aquele que conduza a dizer a verdade, a triste verdade, aos tomarenses, em vez de navegar de festarola em festarola, de subsídio em subsídio, de comezaina em comezaina e de aldrabice em aldrabice Tudo para se irem mantendo no poder, onde ganham mais que nos seus empregos. Se os tinham. Porque até há quem não tinha nem tem qualquer emprego.

  3. O registo de tabuleiros.org estava feito por uma empresa de informática (provavelmente a que fez o site).. como costume um ERRO crasso de que faz e de quem manda fazer – informação desta deve sempre estar titulada pela organização e nunca por prestador de serviços ..

    Por outro lado no que diz respeito ao conteúdo, temos a regra de ouro – uma vez na internet, para sempre na internet, por exemplo aqui:
    https://arquivo.pt/wayback/20210308155020/https://www.tabuleiros.org/
    https://web.archive.org/web/20211230165700/https://www.tabuleiros.org/
    (e quando se desconfia que vai acontecer isto – que foi o caso.. – é arquivar.. por exemplo aqui https://web.archive.org/save/ )

    Por fim… o mais importante – quem trata, recolhe, divulga o património digital (documentação , fotos, etc que vão sendo partilhados por facebooks e quejandos.. e que apesar de aparentemente promoverem uma divulgação pública estão totalmente dependentes de algoritmos que não controlam e que limitam o arquivo e indexação dos dados (sejam fotos de gatinhos, ou uma foto com valor histórico) e totalmente dependente dos humores de quem tem as credenciais da conta.. :). Facebook, IG, etc são uma ferramenta (redes sociais para divulgação), não repositórios ou centros de conhecimento..

  4. Mas os tomarenses querem e gostam é da Festa dos Tabuleiros e das outras festas. Também gostam do Nabão, desde que sem poluição fabril. As sucessivas eleições ao longo dos últimos 30 anos é isso que demonstram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo