
Não param de nos chegar relatos de automobilistas que raspam com a parte de baixo das suas viaturas num lancil da estrada da Serra (rua coronel Garcês Teixeira), em frente ao jardim de infância de Tomar. Acontece a quem sai do logradouro da antiga escola de condução Estrela do Nabão em direção à estrada principal.
No local, são bem visíveis as marcas das raspagens e os vestígios de óleo. Alguns condutores contornam o problema circulando pelo passeio até à estrada, o que constitui uma infração. Isto porque o lancil apresenta um desnível de cerca de 15 cm.
Na reunião de câmara, a presidente e o vice-presidente mentiram ao garantir que ainda faltava aplicar uma camada de degaste na estrada. Dias depois, reconheceram o erro e já anunciam obras de correção do lancil.
É importante que os automobilistas saibam que, em caso de prejuízo na sua viatura por causa de problemas nas vias públicas não assinalados, a responsabilidade é, neste caso, da câmara e podem exigir uma indemnização. Para isso e quando tal acontece, os automobilistas devem chamar as autoridades para registar o acidente, se possível garantir testemunhas e fazer o levantamento dos danos sem esquecer de recolher fotos e vídeos do local e dos estragos.
Ou seja, tem de se provar que há um nexo de causalidade entre o problema na via e os danos causados, conforme alerta a DECO – Defesa do Consumidor (ver link em baixo).
Conselhos da DECO Proteste
Acidente automóvel: quando a culpa é da via pública
Tomar é campeã em obras coxas. Esta é mais uma. Na av. Nuno Álvares Pereira não existe um único lugar para cargas e descargas, obrigando a quem o pretenda fazer ter de parar em plena via atrapalhando o trânsito numa artéria cuja largura foi diminuída em um terço, segundo me disse um habitante da zona.
É só colidade…
A Câmara deve pagar tantos prejuizos como os que foram pagos no tempo do Paiva por causa das lombas.
Politicos incompetentes e irresponsáveis sendo eles a quem cabe a última palavra…. estão a transformar a cidade num inferno para os automobilistas