
Os estudantes do Instituto Politécnico de Tomar vão ter na tarde desta quarta feira, 13, um dia de animação com o cortejo e batismo do caloiro pelas ruas da cidade.
É a atividade que encerra a época das praxes iniciada a 25 de setembro. Desde então realizaram-se iniciativas como o leilão do caloiro, missa do galo e procissão das velas, olimpíadas e praxe de pintura, entre outras.
O ponto de encontro do cortejo e batismo do caloiro é às 13h00 no IPT, na estrada da Serra. Dali os estudantes partem em cortejo até à alameda Um de Março, atravessam a ponte velha, sobem a Corredoura e chegam à praça da República onde se procede ao ritual do batismo.
Os estudantes mais velhos despejam pelas cabeças dos caloiros mistelas mal-cheirosas enquanto entoam cânticos e palavras de ordem, algumas com conteúdo pornográfico.
A organização é do “Magnum Consilium Veteranorum – Thomar”, que se apresenta como “um grupo de alunos que tem como objetivo ajudar a inserção dos novos alunos no IPT e na cidade de Tomar”.
Percurso do cortejo do caloiro:
Saída do IPT (14h00), Av. ª Dr. Aurélio Ribeiro (estrada da Serra), Rua Coronel Garcês Teixeira, Praceta Raul Lopes, Alameda Um de Março, Rua Marquês de Pombal, Ponte D. Manuel I, Rua Serpa Pinto (Corredoura) e Praça da República.
Quantos dos formados cá ficam? e dos que se vão formar? destino UK, FR, NL? o investimento do Governo para proveito dos outros!
ficam cá os brasileiros, cabo-verdianos e os outros anos da palestina e da india, porque dos Lusitanos já não há, nem havia muitos. Um País cada vez mais escuro e embrutecido.
Imagine um mouro ou kolon ou mesmo um afro finalista a derramar uma mistela cheirosa (para esconder a falta de banho pessoal) na cabeça de um Lusitano, só porque este se deixou roubar por aqueles no evoluir da história da Nação.
Que concepção de maturidade académica e social !