
O proprietário de dois cavalos deixou a sua residência no Pintado, concelho de Tomar, e abandonou os equidios presos e sem comida.
Depois de os vizinhos darem o alerta, a Junta de Freguesia contactou a veterinária municipal, a câmara, a GNR e o tribunal.
Um criador de cavalos também da zona do Pintado, mostrou se disponível para receber os animais, mas falta ainda uma decisão final do tribunal para retirada dos animais.
A Junta de freguesia, a pedido da veterinária, durante semanas alimentou com ração e palha os cavalos.
Entretanto um cavalo, o branco, já morreu à fome e teve de ser a junta de freguesia, com uma máquina da câmara e com ordem da veterinária, a enterrar o animal uma vez que se tratava de um caso de saúde pública.
“Há que salvar o outro cavalo. Amanhã pode ser tarde”, apela um morador.
O caso agora está nas mãos do juiz e da câmara. A autoridade judicial tarda em tomar uma decisão com vista à saída do animal vivo, se não vier entretanto a morrer.












Muita boa tarde aqui quem fala é a filha do dono do cavalo, posso confirmar o caso, mas o Cavalo Branco cuja o nome é Belmonte, não morreu de fome e sim de fraqueza nas patas traseiras lembrando que ele era um cavalo de dança. Adiante.. o dono dos Cavalos não só abandonou os cavalos, também abandonou a nossa família, tentamos de tudo para alimentar os Cavalos mas não tínhamos condições para pagar altos presos em rações, foram mandadas muitas mensagem para o dono do cavalo (meu pai) mas ele apenas ignorou todas elas, tenho vergonha em ser filha dele e até roubou o dinheiro que a minha mãe tanto guardou nas suas poupanças para o regresso hás aulas, ficamos dias sem comer. Comprimentos Thais Lopes.
Lamento essa situação pela qual passa, espero que já tenha comida e que seja feita justiça.
Sou filha do dono e poderei dizer q o cavalo não morreu de fome e sim de fraqueza nas sua patas porque era um cavalo de dança e já era idoso como todos os seres vivos morrem de velhice e sobre a ração o dono (o meu pai) ele não só abandonou os cavalos como abandonou a família e roubou dinheiro da mãe da família se ele tivesse preocupado mesmo ele teria ido cuidar deles a minha mãe é mãe solo e não tem essas condições de pagar ração cara se ele gostasse de animais mesmo ele teria cuidado deles agora quem fica mal visto é a família e não ele desculpa vocês que me poupem porque se vocês quisessem mesmo ajudar teriam ajudado á muito tempo cumprimentos filha do dono dos cavalos
Desculpe, mas o cavalo não estava bem tratado. Nota-se pelas imagens que o animal estava pele e osso.
Lamento a situação vivida com o seu pai mas não vejo aqui ninguém a atacar a família, apenas o homem que abandonou os cavalos e pelos vistos as filhas também.
Gostava de saber o que é que as pessoas deveriam ter feito mais cedo para ajudar. Claramente as vias legais não funcionam ou demoram muito.
Também não percebi se a sua mãe ainda mora com o seu pai. Se sim, porque não deixar alguém acolher os animais, visto que não tem condições?
Acho estranho que pessoas que se dizem também elas vítimas deste homem virem aqui tentar defender o que não tem defesa. Não sei que idade tem mas sugiro que procure ajuda para lidar com os sentimentos cobtraditórios nesta situação.
Quanto ao cavalo ser de dança, essas m*rdas deviam ser ilegalizadas, sobretudo para quem nem se importa com a saúde dos animais
P.S.: O honem para além de fazer as filhas e os cavalos passar fome, também não parece prezar pela escolaridade da prole…
Este crime já é suficientemente público para que o Ministério Público cumpra o dever que lhe está consignado.
Porque não o faz?