DestaqueSociedade

Festa dos Tabuleiros: alguns protestos

- Patrocínio -

Numa organização com a envergadura da festa dos Tabuleiros, é natural que haja algumas falhas.

Este ano, os protestos dos moradores e visitantes visaram sobretudo a câmara de Tomar e não tanto a comissão organizadora.

 

Falta de estacionamento

Um dos pontos críticos é a falta de estacionamento. Tomar continua a ter carência de parques de estacionamento na cidade e zona envolvente. Nas obras que tem feito, a câmara continua a cortar lugares sem criar alternativas, com exceção do parque ao lado da estação ferroviária.

 

Ligação periferia – cidade

A câmara incentivou os visitantes a estacionarem nos arredores da cidade com a promessa de transfers desses parques até à cidade. Certo é que os comboios vinham a abarrotar e os pequenos autocarros não davam resposta às necessidades. Alguns promotores de excursões deram conta da sua insatisfação pelo mau serviço prestado pela câmara.

 

Casas de banho

Para a festa deste ano, a câmara contratou os serviços do Grupo Vendap que instalou sanitários modulares e balneários, incluindo os polémicos mictórios ao ar livre, por 43.700 euros.

Quem não gostou foram alguns moradores e comerciantes que viram instalar sanitários à sua porta, com todos os inconvenientes que provoca.

Houve casos de falta de civismo e o mau cheiro que se sentia nos cantos da cidade era disso evidência. Aconteceu no recanto da antiga Gráfica, na rua Pé da Costa e noutros locais.

Alguns cafés optaram por fechar as casas de banho, uns com o argumento de estarem avariadas e outros sem qualquer explicação. Alguns estabelecimentos cobravam 50 cêntimos por utilização para quem não era cliente.

A propósito de limpeza, alguns cidadãos enviaram-nos fotos de bosta de cavalo espalhada pelas ruas depois do cortejo do mordomo.

 

Furtos e vandalismo

Mais uma vez este ano registaram-se casos de furtos e vandalismo nas ruas ornamentadas.

Alguns adereços desapareceram, como um tabuleiro, uma ovelha, uma lontra, bonecas dos tabuleiros e muitas flores.

 

Estatística e segredos

Até hoje não foi possível saber o número exato de tabuleiros no cortejo dos Rapazes. A comissão não responde e, pelos vistos, não há esse registo.

Continuam a verificar-se segredos incompreensíveis na organização. Quando perguntamos qual a ordem do cortejo, a resposta é de que se tratava de informação interna.

Até para efeitos históricos é importante o registo destes dados que a comissão continua a esconder.

WC IMG 20230710 202203
Sanitários instalados em frente a habitação.





- Patrocínio -

5 comentários

  1. Lamentável foi também eu estar na rotunda do tabuleiro junto ao ecrã que lá montaram e em vez de ver as imagens do cortejo principal em direto estavam a passar entrevistas, tive de acompanhar no telemóvel o que o Facebook da rádio estava a passar.
    Mais dinheiro de Zé povinho para o lixo.

  2. Foi a primeira vez e a última, fiz kilómetros a pé porque os parques eram longe, os restaurantes sem capacidade para tanta gente, vi uma Sra. a tentar entrar numa casa de banho num contentor com uma cadeira de rodas, mas era impossível porque o degrau para entrada estava a uns bons 40cms do pavimento, malta especial a vender cadeiras, bancos, águas e estacionamentos sem qualquer controle da CMTomar, vendiam tudo até espaço que é particular.
    Enfim estamos em Portugal

  3. Fui pela primeira vez a Tomar a festa é magnífica, tenho a lamentar a falta de limpeza nos wc na frente da estação de comboios, a exploração de preços desde água a recordações (um roubo). Mas o pior foi na praça nas tendas da Sagres, quis comprar 3 bebibas sem álcool e queriam que pagasse 3 copos ao qual me recusei, os copos sao obrigação em qualquer festa ou festival para se voltar a encher o copo, o nosso o espanto foi cada vez que se comprava uma bebida tinha que comprar o copo que era 2.5€, pedi o livro de reclamações e nada porque não tinham veio um miúdo do outro lado da praça tentar explicar o porquê de nao ter ali o livro, eram miúdos a trabalhar sem formação nenhuma em atendimento ao público. Festa recomendo mas com farnel levado de casa..

  4. Mais uma vez o parque n12 em Marmelais de Cima, depois da sede dos escuteiros estava vazio e tinha dois seguranças, não percebo como funciona a logística, este parque fica sempre vazio em todas as festas e este ano até estava sinalizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo