
- Patrocínio -
A albufeira de Castelo do Bode está nesta altura a 67% da sua capacidade, mais de 10% abaixo da média dos anos anteriores, conforme se pode confirmar no gráfico do Instituto Nacional de Informação de Recursos Hídricos.
Nos últimos meses, o nível da água tem vindo a baixar de forma mais acelerada do que em anos anteriores. Quem passe junto à barragem ou à albufeira estranha que a água, nesta altura, esteja tão baixa.
Neste momento a cota da água está nos 109.05m, mais de 11 m abaixo do nível máximo (121,5m).
A capacidade máxima de armazenamento de água é de 1 095 000 decâmetros cúbicos e atualmente conta com 709.450 mil dam3 (67%).
Pode ser que a chuva que começou hoje a cair contribua para que a situação não se agrave.
Como o preço da eletricidade no mercado grossista está em níveis nunca vistos e como a exploração é privada, ou seja, o que importa é o lucro, aproveita-se para turbinar. Com o fecho das centrais a carvão que não produzem e os pópos elétricos que precisam da eletricidade está bom para o “negócio” que mais dia menos dia chegará ao bolso do cidadão.
Dizes tudo,neste momento já se vê o fundo da barragem , junto ao paredão,depois a culpa é do clima! Não param de produzir eletricidade.
No verão não vai haver água para abastecer Lisboa.