
Dentro de poucas semanas espera-se que a câmara de Tomar convoque a população do concelho para se decidir se, em 2023, há ou não Festa dos Tabuleiros e para se escolher o mordomo da Festa. Normalmente a reunião do povo para se tomar essa decisão realiza-se em abril do ano anterior à festa.
Há quatro anos, a decisão foi tomada a 6 de abril e nessa altura foi escolhida para mordoma Maria João Morais, a primeira mulher no cargo, depois de três festas seguidas com João Victal na liderança.
A reunião do povo marca o arranque de mais uma Festa dos Tabuleiros como manda a tradição. De uma forma informal, o povo de Tomar primeiro decide, votando de braço no ar, se há ou não festa no ano seguinte. Como tem acontecido quase sempre, é previsível o sim esmagador seguido de forte aplauso. Segue-se um segundo momento importante da reunião que é a escolha do mordomo. Quando se apresentam vários candidatos ao cargo há uma votação também de braço no ar.
A tradição manda que, no final da reunião, se lancem foguetes para anunciar a todo o concelho a realização da Festa dos Tabuleiros em julho do ano seguinte, quatro anos após a última.
Em 2018 foi assim
Em 2014 foi assim
Vai haver ou não.
O Honório preciso de encher os bolsos de dinheiro