![Tomar perde liderança do Médio Tejo cimt IMG 2791](https://tomarnarede.cdnwizard.eu/wp-content/uploads/2023/10/cimt-IMG_2791-780x470.jpg)
As eleições para o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) realizadas hoje ditaram o afastamento de Tomar da liderança deste organismo.
A presidência tem sido mantida pela câmara de Tomar, cidade onde se situa a sede, mas nas eleições de hoje, Tomar viu-se relegado para segundo plano com todas as leituras políticas que esta derrota implica.
O sucessor de Anabela Freitas (PS) na presidência da CMT é Manuel Jorge Valamatos, presidente da câmara de Abrantes. A vice-presidência é assumida por Vasco Estrela (PSD), da câmara de Mação e Bruno Gomes (PS), da câmara de Ferreira do Zêzere.
O autarca de Abrantes tal como os dois vice-presidentes constituíram uma lista única que foi eleita por unanimidade, o que significa que Tomar também votou para ficar fora daquele órgão.
Até na fotografia de grupo, o novo presidente da câmara, Hugo Cristóvão, surge numa ponta.
“É com grande sentido de responsabilidade que assumo hoje a presidência da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, numa lista pluripartidária composta também pelos senhores presidentes da Câmara de Mação e de Ferreira do Zêzere, aos quais agradeço a disponibilidade e compromisso”, referiu o novo presidente da CIM Médio Tejo.
Na ocasião, decorrida na sede da CIM Médio Tejo perante uma audiência composta de jornalistas, Manuel Jorge Valamatos agradeceu “a confiança” depositada na sua pessoa, evidenciando que “a votação reflete de forma inequívoca o espírito de união que existe nesta Comunidade Intermunicipal”.
“Hoje, e cada vez mais, a CIM Médio Tejo desempenha um papel fundamental na vida de toda esta região, desenvolvendo projetos e abraçando áreas de intervenção relevantes para a promoção e competitividade do nosso território”, afirmou Manuel Jorge Valamatos, tendo elencado de seguida as principais áreas de intervenção desta CIM, todas elas importantes. Evidenciou a área da Saúde no Médio Tejo, dando conta da grande preocupação dos autarcas com as dificuldades que se registam ao nível da prestação de cuidados primários, referindo que a CIM está a providenciar uma audiência junto do Ministro da Saúde.
Por último, o presidente disse querer continuar a trabalhar por “uma Comunidade Intermunicipal ativa, competitiva, cooperante e solidária, onde as pessoas e a nossa região são a prioridade. Queremos que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo continue a ter uma voz no contexto nacional (…) preparada para enfrentar os desafios do futuro, capazes de promover o desenvolvimento equilibrado e sustentável do nosso território”.
Manuel Jorge Valamatos tem 58 anos, é casado e é natural do Tramagal, concelho de Abrantes.
Licenciado em Educação Física, área por onde começou quando iniciou a sua atividade profissional.
Presidente da Câmara Municipal de Abrantes desde fevereiro de 2019 assume responsabilidade nas áreas de coordenação geral, Gestão Financeira, Desenvolvimento Económico, Proteção Civil, Gestão das Pessoas, Comunicação, Freguesias e Auditoria Interna.
Foi vice-presidente da CIM Médio Tejo nos últimos 5 anos.
As eleições na CIMT devem-se ao facto de Anabela Freitas ter sido eleita para a vice-presidência do Turismo do Centro o que a obrigou a abandonar a câmara de Tomar.
Tem piada, o título. Se Tomar não teve nem tem liderança no MT, como a poderia perder?
Houve lá uma dama que gostava muito de ser fotografada, e que tinha verbo fácil!
A avaliar pela foto, aquilo é um clube de sorrisos pepsodente…
afinal também há internet no bairro 1º de Maio…..
Ai há? Como é que sabes? Costumas ir lá abastecer-se?
Uma cidade virada para o turismo e “os eventos”, que liderança é que pode ter? Nem na administração interna (perdeu a PJ), nem na saúde (perdeu várias valências e urgência noturna), mantém o ensino superior enquanto o ministério andar de olhos fechados.
Carlitos, só para te esclarecer (porque parece que andas meio perdido), qualquer que seja o abastecimento de que falas (dito por ti), o mesmo é realizado em habitações atribuídas e financiadas pelo mesmo partido que patrocina as festarolas de que tanto gostas e defendes e do qual até pagas quotização….
Ó Nelito, se me saísse o euromilhões, financia a um jardim zoológico e metia-te lá dentro duma jaula, mas descansa que o abastecimento ficaria assegurado pelos teus compinchas do 1° de Maio, porque se há coisa que mexe com a minha sensibilidade é o bem estar dos animais…