
O ilusionista e hipnotizador Prof. Amba, de Tomar, foi um artista que marcou o mundo do espetáculo em Portugal na segunda metade do século passado. Os seus espetáculos representavam lotações esgotadas garantidas. E foram mais de 2.400 em Portugal e no estrangeiro.
Os voluntários que se disponibilizavam a subiu ao palco sujeitavam-se a ser hipnotizados e a fazer as coisas mais disparatadas para delírio da plateia.
Chamava-se Américo Marques Barra Asseiceira (o nome artístico é um acrónimo do seu nome), foi bancário em Torres Novas e morreu a 13 de abril de 1997, com 72 anos, após doença prolongada, estando sepultado no cemitério da Meia Via, Torres Novas, sua terra natal.
Nos arquivos da RTP descobrimos um vídeo que mostra o Prof. Amba num programa de apanhados de 1978 em que põe o seu carro a andar sozinho.
Se tiver algumas informações sobre esta figura tomarense, partilhe connosco – ou www.facebook.com/tomarnarede
Um cartaz e recortes do jornal Cidade de Tomar de 1993
Momentos de um dos seus espetáculos, no pavilhão da Nabância, em Tomar;
Só me lembro do prof. Karamba.
Conheci o Prof. AMBA em 1961/62, estava eu internado no Colégio dos Carvalhos em Vila Nova de Gaia. Tinha eu 13 anos (tenho agora 75). O Professor deu la um espetáculo e isso despertou em mim o interesse pelo estudo da Hipnose, tarefa nada fácil. pela dificuldade em encontrar literatura sobre o tema.