InsólitoDestaque

Lagarta do pinheiro “ataca” na Nabância

- Patrocínio -

Uma cadela está internada numa clínica veterinária depois de estar em contacto com a lagarta do pinheiro, conhecida como “processionária”, na zona da Nabância, em Tomar.

O relato chega-nos através de Cátia Santos, que deixa o alerta a todos os moradores e donos de animais:

“Venho alertar-vos para terem cuidado a passear os vosso animais nos jardins nas proximidades do centro de saúde da Nabância em frente ao café da Nabância, em Tomar.

- Patrocínio -

No dia 8 o meu padrinho passeava a cadela dele nesse local como era habitual, assim que olhou para ela reparou que estava a comer algo, puxou-a de imediato, mas já não foi a tempo de evitar o pior. A cadela começou a vomitar e a fazer diarreia e caiu no chão inanimada.

Mal cheguei junto deles observei-lhe a barriga e a boca e logo percebi que tinha estado em contacto com algo venenoso, o que eu não sabia é que era a lagarta do pinheiro.

Ao mexer-lhe na boca também eu fui contaminada porque estive em contacto com os pelos da lagarta que ainda estavam na boca.

Por sorte os sintomas foram leves, mas podia ter sido bem pior porque também é muito prejudicial nos humanos podendo levar a asfixia.

Ela mantém-se no veterinário e vai possivelmente perder parte da língua que foi contaminada com o veneno e esperamos que não se propague as vias respiratórias nem cause mais problemas.

Este alerta será comunicado também a Câmara Municipal de Tomar”.

nabancia 20250210 094721

- Patrocínio -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo