
Desde 2013, com o início da gestão socialista na câmara de Tomar, a recriação do mercado do início do séc. XX que os grupos folclóricos organizam anualmente, mudou de designação de “Mercado 1900” para “Mercado da República”.
Regresso ao nome original
Este ano, o evento regressa com o nome original e vai decorrer no domingo, 5 de outubro, na praça da República das 9h50 às 15h00.
O “Mercado de 1900” é uma recriação de um mercado de há cerca de 100 anos organizado anualmente pelos ranchos folclóricos de Tomar e pelo Conselho Técnico Regional do Alto Ribatejo da Federação do Folclore Português
Nessa altura o mercado realizava-se exatamente na praça da República (ver fotos da época).
Programa do evento
Pelas 9h50 chegam os vendedores ao mercado, vindos de vários locais da cidade. Segue-se a abertura do mercado às 10h00. Durante o evento há animação com bailarico, cantadores e tocadores de instrumentos tradicionais. O “Mercado de 1900” termina pelas 15h00.
Programa:
9h50 – Recriação da chegada dos produtos ao mercado, vindos da Rua Silva Magalhães, da Rua Serpa Pinto e da Rua Infantaria 15
10h00 – Abertura ao público
Durante o Mercado – Animação com bailarico, cantadores e tocadores de instrumentos tradicionais.
15h00 – Encerramento
Tradição e cultura vivas em Tomar
Mais do que um evento cultural, o Mercado de 1900 é uma viagem no tempo que envolve a comunidade, o folclore e os visitantes. É uma oportunidade para redescobrir como a vida e o comércio se cruzavam no centro da cidade há cerca de 100 anos.
O público é convidado a participar, comentar e partilhar a experiência, ajudando a manter viva esta tradição que volta a ocupar o coração de Tomar.