Técnicas de gamificação em plataformas de apostas online
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Num mercado tão competitivo, não basta conquistar clientes. Para mante-los fiéis, cassinos e sites de aposta esportiva usam gamificação. Entenda mais!
Nos últimos anos, a gamificação tornou-se uma palavra-chave em todas as plataformas digitais. Desde os bancos online até às plataformas de apostas online, a intenção por detrás desta ferramenta é manter o utilizador cada vez mais ativo e ligado ao consumo nesse ambiente virtual.
Percebe como a gamificação em plataformas de apostas online constrói laços de fidelização, aumenta o valor do tempo de vida de um apostador e garante sessões de apostas mais agradáveis. Ficaste interessado em conhecer pessoalmente estas técnicas? Descobre mais sobre elas em Vulkan Vegas casino
O que é gamificação?
A ideia por detrás da gamificação é trazer elementos dos jogos para contextos onde normalmente eles não se aplicam. É uma forma lúdica e subtil de envolver as pessoas em algo por muito mais tempo.
Uma aplicação comum está no contexto dos estudos básicos. É habitual que os professores distribuam estrelas no caderno ou criem murais onde os alunos com mais trabalhos de casa realizados ganham pontos e sobem no placar.
Embora esta atividade não indique a qualidade do seu estudo, envolve e torna a participação nesta dinâmica muito mais interativa e leve.
Gamificação nos sites de apostas e casinos online
Dado que um casino online ou site de apostas está diretamente ligado ao contexto de jogos, desportos e afins, pode parecer contraintuitivo. Contudo, a gamificação nestas plataformas está muito mais ligada à interação entre utilizador e plataforma.
Devido à natureza da distribuição de jogos de casino ou odds pelas desenvolvedoras de jogos e empresas especializadas, a oferta de serviços entre as marcas é muito semelhante. Por exemplo, é possível encontrar máquinas de slots famosas, como o Gates of Olympus, da Pragmatic Play, em várias casas.
As interfaces digitais, bónus de boas-vindas e modus operandi de uma marca também costumam variar pouco. Por isso, resta aos gestores destes serviços o desafio de manter os clientes envolvidos por mais tempo.
Devido a isso, as plataformas incorporam técnicas de gamificação nas suas marcas para tornar o uso mais interessante e, dessa forma, aumentar o valor do tempo de vida (LTV) dos utilizadores que atraem. Para quem desconhece a sigla, o LTV é o cálculo de quanto tempo um utilizador se mantém fiel à marca e gasta nela.
As principais técnicas de gamificação em sites de apostas e casinos online
As técnicas de gamificação também costumam ter o seu próprio manual. Apesar de várias marcas inovarem ao redor do mundo, podemos resumir as principais aplicações em apenas cinco.
Progressão e Níveis
Esta é a técnica de gamificação mais utilizada e costuma estar mesclada com outras mencionadas nesta lista. Pode funcionar de várias formas, mas, usualmente, um utilizador recebe pontos ao realizar alguma ação.
Entre elas, as mais comuns são: pontos por dinheiro depositado, tempo gasto na plataforma ou até mesmo número de giros numa seleção de máquinas de slots. Ao acumular pontos, o utilizador “sobe” de nível ou conquista um novo estatuto dentro da marca.
Estes avanços são premiados com recompensas (detalhadas no próximo tópico) ou ofertas exclusivas para estes grupos seletos, que conquistaram o seu lugar ao sol. Essa conexão exclusiva gera apego ao que foi construído e um aumento irracional de compromisso com a marca.
Sistema de Recompensas
O primeiro motivador para que um utilizador escolha uma plataforma está na sua oferta de bónus de boas-vindas. Esta é a primeira recompensa oferecida e, logo de início, cria um vínculo com os utilizadores através do gatilho cognitivo da reciprocidade.
Com o sistema de recompensas, que costuma estar associado ao progresso e subida de níveis dentro de uma plataforma, o utilizador passa a ter acesso a cada vez mais ofertas de prémios, recompensas e até cashback exclusivos.
Com o passar do tempo, a reciprocidade com a marca e o aumento irracional do compromisso levam-no a manter-se fiel por muito mais tempo.
Conquistas e Emblemas
Já foi mencionado neste artigo a forma como os professores do ensino básico costumam envolver os seus alunos: através de estrelas no caderno. As conquistas e emblemas funcionam de maneira semelhante.
Elas são atribuídas a quem atinge um objetivo, normalmente ligado a uma lista de tarefas. Por exemplo, testar todas as máquinas da Evolution numa plataforma (ou fazer o trabalho de casa).
Esta técnica está relacionada com o gatilho cognitivo da significância e prova social: o utilizador sente-se reconhecido pela sua fidelidade e pelas tarefas que conseguiu realizar e pode mostrar ao grupo a que pertence que está a ir muito bem!
Ranking
Esta técnica costuma surgir sob várias formas. As mais comuns são o ranking das maiores premiações do dia ou dos maiores apostadores de todos os tempos. De certo modo, atinge os mesmos gatilhos cognitivos das conquistas e emblemas: oferece reconhecimento individual e dentro do grupo.
Storytelling
Esta é a forma de gamificação mais lúdica e também a mais interessante. Nela, a marca envolve os seus utilizadores através de uma história que pode ser contada por meio da comunicação visual ou até mesmo por pop-ups e mensagens enviadas à medida que o utilizador realiza ações na plataforma (semelhante à progressão e níveis).