
A Comissão Técnica Independente (CTI) considera que o aeroporto Humberto Delgado + Santarém “pode ser uma solução”, depois de esta opção ter sido descartada no relatório preliminar.
Nas conclusões do relatório ambiental publicado esta segunda-feira, a CTI aponta Santarém como “aeroporto complementar ao AHD (Humberto Delgado), mas com um número de movimentos limitado, não permitindo satisfazer a capacidade aeroportuária necessária no longo prazo”.
“Teria a vantagem de permitir ultrapassar no curto prazo as condicionantes criadas pelo contrato de concessão, tendo ainda como vantagem um financiamento privado”, destaca, apontando ainda a vantagem para a “coesão territorial a nível nacional, sobretudo na Região Centro, embora com menos vantagem para a Região de Lisboa”.
No entanto, a comissão considera como a localização em Alcochete ou Vendas Novas como a mais “favorável em termos globais”, para o novo aeroporto de Lisboa.
“As opções estratégicas de solução única (Alcochete e Vendas Novas) são as que se apresentam como mais favoráveis em termos globais”, aponta o relatório final.
Quanto à hipótese de Santarém, a comissão tem “dúvidas em relação à sua rapidez de execução” e considera que “não será viável” como infraestrutura única, “devido às limitações aeronáuticas militares existentes que não permitem que se venha a constituir como um aeroporto único alternativo ao aeroporto Humberto Delgado”.