Especialista explica o que é Martech, suas características e previsões para o futuro

Você já ouviu falar em Martech? Martech é uma abreviação de Tecnologia de Marketing e se refere às ferramentas e plataformas tecnológicas que os profissionais de marketing usam para executar, analisar e melhorar seus esforços de marketing.
Essas ferramentas abrangem uma ampla gama de softwares e aplicativos projetados para otimizar processos de marketing, melhorar as experiências dos clientes e impulsionar o crescimento dos negócios.
Para nos aprofundarmos melhor neste assunto, conversamos com um especialista da área que acumula cerca de dez anos de experiência neste mercado, Ashutosh Bhatt. Ao longo de toda sua carreira, o profissional colaborou com diversas empresas renomadas, impulsionando o crescimento e a inovação. Sobre o assunto, ele disse:
“Existem diversas características do Martech, como por exemplo: a integração, no qual as plataformas de Martech costumam se integrar entre si e com outros sistemas empresariais, como softwares de CRM (Customer Relationship Management), ferramentas de automação de vendas e plataformas de análise de dados; a orientação por dados, no qual o Martech depende fortemente de análises e insights de dados para tomar decisões de marketing informadas e otimizar campanhas para melhores resultados; e a automação, onde muitas ferramentas de Martech incorporam capacidades de automação para otimizar tarefas repetitivas, melhorar a eficiência e escalar os esforços de marketing”, conta o especialista.
Ainda sobre essas características, Ashutosh cita a personalização, no qual o Martech permite que os profissionais de marketing ofereçam experiências personalizadas aos consumidores, utilizando dados para adaptar mensagens, ofertas e conteúdos com base em preferências e comportamentos individuais, e a agilidade, mostrando que as soluções de Martech são projetadas para se adaptar rapidamente às condições de mercado em mudança e às tendências dos consumidores, permitindo que os profissionais de marketing ajustem estratégias e táticas conforme necessário.
Existem desafios no mercado Martech?
Sim. Ashutosh Bhatt, que é expert no domínio da inteligência artificial (IA) e sua aplicação na automação de Tecnologia de Marketing (Martech), com quatro trabalhos de pesquisa publicados nessa área, diz que existem sim desafios a serem trabalhados.
“Podemos citar a complexidade de integração, no qual integrar múltiplas soluções de Martech pode se tornar desafiador, exigindo planejamento cuidadoso, expertise técnica e manutenção contínua para garantir a interoperabilidade perfeita; além da escassez de talentos, já que há uma demanda crescente por profissionais qualificados com expertise em marketing e tecnologia, mas há uma carência de candidatos qualificados com as habilidades e experiência necessárias”, completou o profissional.
Além disso, o especialista ainda falou sobre um outro desafio, os avanços tecnológicos que acontecem com muita rapidez. “O panorama do Martech está em constante evolução, com novas tecnologias e tendências emergindo rapidamente, tornando desafiador para os profissionais de marketing acompanhar as últimas inovações e as melhores práticas”, acrescentou.
O que esperar do Martech para os próximos anos?
Para entender um pouco das previsões do Martech para os próximos anos, perguntamos a opinião de Ashutosh Bhatt, o qual suas contribuições para o avanço da IA em Martech lhe renderam reconhecimento e filiação a organizações respeitadas, como IEEE, IAENG e ACL, e ao longo de sua carreira, já realizou diversas contribuições significativas para corporações multinacionais como Capgemini, Reckitt e Aon, bem como inúmeras startups.
“Falando em futuro, o panorama do Martech continuará a evoluir rapidamente, com novas tecnologias como realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e blockchain, perturbando as práticas tradicionais de marketing e criando novas oportunidades de engajamento. Além disso, os profissionais de marketing se concentrarão mais em oferecer experiências personalizadas e contínuas que priorizem as necessidades e preferências dos clientes em todos os pontos de contato, desde a descoberta até a compra e além”, disse o expert.
Segundo Ashutosh, a Inteligência Artificial terá um papel cada vez mais central no Martech fornecendo aos profissionais de marketing insights mais profundos, análises preditivas e capacidades de automação para impulsionar campanhas de marketing mais eficazes e eficientes. “Haverá uma maior ênfase na integração de soluções de Martech díspares para criar ecossistemas de marketing unificados que permitam compartilhamento de dados, colaboração e otimização perfeitos”, acrescenta.
O especialista, que acumula prêmios importantes em sua carreira, como Prêmio de Pesquisa Excepcional do Cientista e do Departamento Meteorológico Indiano, Certificado Avançado do Google Analytics e Certificado Profissional Java pela Oracle, termina sobre o assunto com uma consideração:
“À medida que o Martech se torna mais avançado e pervasivo, haverá um escrutínio e debate maiores em torno de questões éticas, como privacidade de dados, viés algorítmico e o uso responsável de IA no marketing”, finaliza.