
Da Pedreira para a Pedreira. A futura habitação colaborativa, estrutura constituída por duas unidades habitacionais, dirigidas a pessoas idosas ainda com autonomia, junto ao Lar Raízes do Nabão, na Pedreira, vai ser construída pela empresa Canto Verde – Jardins e Espaços Verdes Unipessoal Lda, com sede na mesma localidade.
O contrato por ajuste direto foi assinado a 19 de maio e envolve um investimento a rondar o milhão de euros.
Esta empreitada, denominada “Habitação Colaborativa Raízes do Nabão”, tem o prazo de 10 meses para ser concluída.
O projeto é da autoria do gabinete Modo Associados, com sede no Sardoal.
A futura estrutura habitacional vai ser construída junto ao lar Raízes do Nabão, no antigo campo de futebol da Pedreira.
Para a Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira, entidade promotora do investimento, “os problemas de habitação de adultos jovens e seniores e a solidão e isolamento social de seniores em estado de vulnerabilidade social constituem problemas sociais cada vez prevalentes”.
Por isso, a solução proposta “assenta neste projeto de Habitação Colaborativa potenciando sinergias com a ERPI Lar Raízes do Nabão dotando as suas instalações com quatro habitações colaborativas independentes estimulando e potenciado as capacidades dos seus residentes, permitindo a sua convivência numa base comunitária”.
Sem dúvidas e sem necessidade de avaliar propostas. Espero que o que se vai ali enterrar e dar a ganhar a uns não seja o princípio do fim da instituição. Entregar uma obra de construção a uma empresa de desmatação não tem sentido nenhum.
Um contrato por ajuste direto com esse valor? Devem ter invocado urgência para poderem ainda usar os fundos do PRR.