Efeito Trump: a hora de investir é agora?
![Efeito Trump: a hora de investir é agora? photo 1555881400 74d7acaacd8b](https://tomarnarede.cdnwizard.eu/wp-content/uploads/2025/02/photo-1555881400-74d7acaacd8b-780x470.jpg)
Se tu não vives numa bolha, estás a saber que o novo presidente dos Estados Unidos tem a chacoalhar o mundo financeiro todos os dias. Seja para o bem ou para o mal, Donald Trump compartilha bravatas sobre diferentes temas. Inclusive, está a tornar realidade certas ameaças.
Logo nos primeiros dias à frente da nação norte-americana, Trump havia compartilhado o desejo de taxar os principais parceiros comerciais da América: México e Canadá. Mesmo após a repercussão negativa nos EUA e no mundo, o presidente eleito colocou a ideia em prática. Assim, tarifou em 25% os produtos do México, do Canadá e da China. Isto afeta a economia no mundo inteiro.
Em Portugal e na Europa, notam-se os primeiros efeitos das ameaças aduaneiras do 47º presidente norte-americano. Especialmente o setor europeu de automóveis tem o pior desempenho e está a recuar 4% nos últimos pregões. Ao mesmo tempo, há oportunidades de investimento.
Afinal de contas, há preços menores que podem valorizar com o tempo. Afinal, Trump não ficará à frente por mais de 4 anos. Além disso, pode acontecer o enfraquecimento do império norte-americano. Nesta reportagem, encontra-se a opinião completa sobre o tema!
Vale a pena investir por conta do efeito Trump?
Sim, vale a pena investir por causa do efeito Trump. Há desvalorizações de diferentes empresas, mas, ao mesmo tempo, existe a possibilidade de efeito rebote. Isso acontece porque, aos poucos, as falácias e bravatas do presidente eleito não geram o efeito desejado.
Investir em Portugal com o Plus500 é uma boa possibilidade. Isto porque se dispõe de diferentes mercados, ações e até mesmo contratos futuros. Deste modo, consegue-se encontrar o cenário ideal para aproveitar as ações menores nos mercados de Portugal e da Europa.
Cuidados na hora de aproveitar o efeito Trump
Pode-se aproveitar as ações desvalorizadas para adquiri-las e torcer pela valorização após este rebuliço que o novo presidente norte-americano está a causar. Ainda assim, exige-se certos cuidados. Para que se tenha atenção, pode-se pôr as seguintes dicas em prática:
- Afaste-se do mercado de tecnologia, inflacionado nos últimos tempos;
- Invista no turismo de Portugal graças ao êxodo de outros países;
- Considere a disputa entre empresas norte-americanas, europeias e chinesas.
Entre todas as dicas, é preciso ter em mente que o setor de tecnologia deve ser o algoz dos investidores. Isto porque os investimentos nesta área podem ser rapidamente desvalorizados, ainda por causa da corrida de inteligência artificial entre Estados Unidos e China.
Outro ponto importante: o setor de automóveis também deve estagnar. Neste setor, ações que caminham ao lado de veículos híbridos e elétricos devem sofrer variações positivas nos próximos anos, ainda mais com Trump à frente do poder e inimigo declarado das políticas contra o aquecimento global.
Efeito Trump em Portugal: o que acontecerá?
Ninguém sabe dizer o que esperar do novo Governo do 45º presidente norte-americano. Essa imprevisibilidade gera danos a Portugal e a outros países. Pois freia o crescimento, assim como pode gerar custos aduaneiros maiores. Dentre todos os problemas, as eventuais tarifas para a Europa geram inflação e aumento nos preços de diferentes produtos.