Economia

Desenvolvedor e Especialista em Mídias Digitais Destaca que Remover Barreiras é um Processo Fundamental na Comunicação Organizacional

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Iniciativas, um certo talento, planejamento e também algum investimento — embora nem sempre substancial — são necessários. No entanto, colocar uma boa estratégia de comunicação para o marketing organizacional em prática requer, com igual importância, entender que alguns detalhes são tão valiosos quanto os tópicos principais descritos acima.

Tudo isso para garantir que os recursos e esforços no plano adotado não sejam destinados ao fracasso caso um desses detalhes menores, mas decisivos, seja simplesmente ignorado pela pessoa responsável por tomar as decisões em cada etapa do processo.

Existem muitos exemplos de sucesso nesta nova era da comunicação digital. Por outro lado, também há casos significativos de projetos que não obtiveram sucesso porque nem todos os detalhes receberam a atenção necessária.

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Falar sobre investimento não é uma questão secundária nesse contexto. Pesquisas mostram que, atualmente, cerca de 90% das organizações tendem a investir uma parte de seu capital em marketing digital. Dentre aquelas que adotaram essa abordagem, mais de 70% relatam algum tipo de fortalecimento de sua marca organizacional em relação ao público.

Pesquisas recentes também apontam que aproximadamente 5 bilhões de pessoas no mundo têm acesso aos meios digitais, mesmo que de forma irregular. Por isso, em mercados emergentes como Brasil, China, Índia e Paquistão, os últimos 10 anos apresentaram um crescimento médio de 5% ao ano nesses investimentos.

Não tropeçar nesse caminho em direção aos objetivos envolve superar as barreiras existentes em qualquer processo de comunicação. Portanto, em um processo de comunicação de marketing organizacional, um desses pequenos, mas valiosos detalhes — abordar essas barreiras — exige o mesmo cuidado dos desenvolvedores e controladores da iniciativa estratégica.

Sobre essas barreiras de comunicação, a análise é feita pelo Especialista em Mídias Digitais Sergei Krivov, cuja carreira comprova que um dos caminhos para o sucesso comercial é usar as fronteiras exploradas pelo mundo virtual a favor da própria marca. Em um de seus projetos, o desenvolvedor de conteúdo e estratégia em diversas plataformas online ajudou parceiros a impulsionar e fortalecer suas marcas nas redes sociais.

“Antes de falarmos sobre engajar o público externo, o consumidor, é necessário entender que o engajamento começa de dentro para fora. Muito antes de seu público-alvo adotar sua proposta, é necessário garantir que toda a organização, independentemente de seu tamanho, esteja totalmente comprometida com a causa, com cada valor, cada princípio estabelecido e propagado pela campanha de marketing da marca.”

Uma vez cumprida essa primeira etapa — envolver toda a organização no propósito — o segundo passo envolve avaliar e entender os desafios relacionados às barreiras externas no processo de comunicação. Saber qual a melhor linguagem a ser usada com seu público-alvo é um elemento-chave que exige atenção.

A partir deste ano, Sergei Krivov mudou-se para os Estados Unidos e conectou-se com Dave Bell. O proprietário do Dave’s Auto Center tinha cerca de 600 seguidores nas plataformas de redes sociais como Instagram, Facebook, TikTok e YouTube na época. A oficina de reparos automotivos era um negócio local com 34 anos de existência.

As projeções do planejamento do Especialista foram atendidas, e o potencial que ele viu foi concretizado graças ao trabalho realizado, respeitando os detalhes aqui descritos. Os números cresceram significativamente, e Dave agora tem 2,8 milhões de seguidores nas plataformas virtuais. Assim, a oficina se tornou um dos centros de reparação automotiva mais populares nas redes sociais.

“Adotar a melhor estratégia comunicativa para alcançar seu público não significa falar em termos complicados, mas também não significa falar de forma tão simples que você esteja sendo descuidado. Trata-se de usar a mesma linguagem do seu público, só isso. É como fizemos com a oficina. O público que assiste ao material promocional da marca precisa reconhecer que a marca é como eles. O processo de comunicação deve construir essa confiança”, acrescenta o especialista.

A credibilidade destacada por Sergei Krivov vai além do conceito de investimentos financeiros. Além do engajamento e boa vontade necessários internamente no começo, a objetividade exigida por cada público e cada produto nesse processo de comunicação deve ser considerada de forma singular. Assim, cada plano apresentará características diferentes com base no público-alvo.

O que é certo, no entanto, é que fortalecer uma marca através das novas plataformas virtuais está diretamente ligado à conexão entre emissor e receptor, assim como acontecia com as plataformas tradicionais anteriores. O exemplo da oficina de reparação automotiva, que Sergei Krivov dirigiu, mostra que esse planejamento de linguagem não é de forma alguma aleatório. Mas há, de fato, sucesso na correta decodificação do receptor, impulsionada pela melhor escolha comunicativa no planejamento do emissor.

“Assim como não existe uma linguagem ideal excessivamente simples, também não existe um volume ideal de informação. O bom senso ainda é necessário para cada projeto. Devemos lembrar que uma sobrecarga de informações é uma barreira, assim como uma linguagem inadequada. Por outro lado, deixar lacunas informativas também não agregará valor ao processo.”

Vale ressaltar que os resultados do projeto de Sergei atraíram a atenção de um canal de TV tradicional. O Discovery Channel demonstrou interesse em filmar um programa com Dave. Além desse mérito, Sergei Krivov ajudou o filho de Dave com um plano semelhante na Dave’s Engines, um negócio de motores vinculado à família. O projeto fez a empresa ganhar 800.000 seguidores. Além disso, a oficina passou de uma empresa regional para atender clientes de todo o país e do Canadá.

Por fim, dar a devida atenção ao feedback dos públicos envolvidos no processo é uma etapa-chave para alimentar o processo, que se renova ao longo do tempo. Readaptar o projeto faz parte da visão dinâmica frequentemente necessária e pode levar a resultados ainda mais satisfatórios, mesmo quando os objetivos iniciais foram alcançados.

“O processo comunicativo é um ciclo. Você fala e escuta seu público. Esse ciclo traz inovações e melhorias para projetos já bem-sucedidos. É assim também que se desperta o sentimento de unidade no seu público. Não existe comunicação onde a informação não flui por um canal de duas vias. Se isso não acontecer, podemos estar construindo uma barreira ainda maior para essa comunicação”, conclui Sergei.

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