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10 dicas e práticas recomendadas de profissionais para criar um design de ícone de app idealmente otimizado

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A CTR (taxa de cliques) de um app móvel é bastante influenciada pelos ícones do app. Nas lojas de apps, as primeiras impressões contam muito, assim como na vida real. Com mais de 5 milhões de apps disponíveis na Google Play do Android e na App Store da Apple combinados, é essencial que os apps se diferenciem dos rivais com um ícone otimizado.

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Um ícone de app deve chamar a atenção dos usuários instantaneamente e incentivá-los a baixar o app. É crucial ilustrar os principais recursos do app, além de criar um ícone distinto. Examine estas 10 sugestões profissionais e práticas recomendadas para criar um ícone de app otimizado.

Primeira dica: O ícone do seu app deve ser simples

Todos procuram o caminho mais simples para atingir seus objetivos. Os ícones do seu app devem, portanto, ser fáceis de ler e compreender. Um ícone de app que exibe muitas informações ou diversas funcionalidades pode parecer muito carregado. Portanto, um símbolo de app muito complexo pode enganar os consumidores e não transmitir sua finalidade.

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Os melhores jogos esportivos gratuitos na Google Play que se destacam pelos designs simples e ênfase em um único objeto são exibidos no exemplo acima.

Segunda dica: O objetivo do seu app deve ser transmitido por meio de seu ícone

Embora seja verdade que você não deve sobrecarregar seu ícone com informações, você ainda quer ter certeza de que está claro quais são os principais recursos do seu app. Você não deve criar um ícone de app etéreo que dificulte a compreensão do propósito do seu app pelos clientes. Portanto, considere o uso e as principais vantagens do seu app, sua marca e serviços e sua proposta de valor exclusiva. Considere o que você está fornecendo aos seus consumidores finais ao criar o ícone do seu app.

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Este gráfico exibe os resultados de uma pesquisa por “identificador de planta”. Apps com designs básicos, como PlantID e PictureThis, demonstram ao usuário a funcionalidade do app incluindo uma planta dentro de um contorno visual em seus ícones. Embora PlantSnap e Seek tenham incluído elementos artísticos em seus ícones para transmitir um propósito relacionado à tecnologia, os ícones não têm clareza suficiente para transmitir a mensagem pretendida. Por fim, embora Planty, PlantNet e até PlantIn se concentrem em imagens de plantas, seus ícones de apps não possuem um recurso fácil de identificar.

Terceira dica: Selecione os tons apropriados para o ícone do seu app

Certifique-se de que as cores complementem sua marca ao criar um ícone de app. Reserve algum tempo para considerar as seguintes estratégias para ajudar seu ícone a se destacar nos resultados da pesquisa:

Cores vibrantes podem ajudar a chamar a atenção do usuário para um app. Além disso, limite o número de cores que você utiliza a um ou dois tons primários. Comparados aos ícones de apps sofisticados, os ícones simples geram uma conversão muito maior.

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Este exemplo mostra como vários apps fizeram uso de cores vivas para se diferenciar dos concorrentes. Os ícones do Piscart Photo & Video Editor, Photo Editor Pro, Fender, Guitar Tuner e GuitarTuna são os mais marcantes.

Considere as cores da sua marca ao selecionar as cores para o ícone do seu app. O Headspace, por exemplo, tem um símbolo de app bastante simples, que mostra apenas seu logotipo sobre um fundo branco. O símbolo simples informa os clientes sobre o que esperar após baixar o programa e ilustra o quão simples é a UX (experiência do usuário).

Lembre-se de que o ícone do seu app deve ficar tão bonito no modo escuro quanto no modo claro. Sugerimos que em ambos os modos você utilize cores contrastantes. O símbolo do seu app geralmente deve parecer profissional em ambos os fundos. Usar um fundo transparente no símbolo do app (como o Spotify faz abaixo) é outro excelente conselho para usuários do Android para permitir que seu app se ajuste ao seu modo favorito.

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Você pode enviar vários ícones para o Store Listing Preview (Google Play) ou App Page Preview do AppTweak (App Store) – estes são apenas dois softwares de pré-visualização disponíveis – e ver qual versão fica melhor em cada modo.

Quarta Dica: Não exagere nas palavras do ícone do seu app

Um ícone de app deve ser compreensível por si só. Ao projetar um ícone para seu app, o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” é altamente relevante. Ícones sem palavras geralmente são mais fáceis de entender. Eles são menos confusos e têm mais probabilidade de receber mais cliques.

Lembre-se de que em dispositivos móveis, os apps são apresentados de forma significativamente menores. Quando um app tem muito texto, ele fica confuso e o usuário pode não saber qual é o propósito do app. Caso você queira lançar seu programa em um país estrangeiro, adicionar texto também pode resultar em problemas de localização.

Jogos de cassino e casas de apostas, por exemplo, frequentemente incluem texto em seus ícones e empregam uma grande variedade de esquemas de cores. Os cassinos, em especial, buscam agradar a todas as sensações, mas esse estilo chamativo parece um pouco carregado na loja de apps e não ajuda um app a se destacar da concorrência quando aparece nos resultados de pesquisa.

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As casas de apostas com altas avaliações no Bookmaker Expert, uma plataforma especializada que as avalia, em 2024, como as melhores casas de apostas MuchBetter e muitas outras, de alguma forma descobriram que focar em uma experiência de jogo envolvente em vez de um design de ícone de app colorido é a melhor estratégia de longo prazo.

Certifique-se de que a fonte seja legível e não sobrecarregue o ícone do app se você estiver inserindo texto. Além disso, tome cuidado para evitar usar conteúdo promocional no ícone do seu app que promova vendas ou sugira o desempenho da loja.

Quinta Dica: Use apenas logotipos com uma branding forte para o ícone do seu app

Os desenvolvedores ocasionalmente ponderam se seria sensato usar o logotipo da empresa como ícone do app. Lembre-se disso: uma maior fidelidade à marca e uma melhor reputação podem resultar disso. Isso funciona bem com uma empresa que já é bastante conhecida e tem uma identidade visual distinta. Snapchat, Nike, TikTok, Tinder ou Spotify podem servir como exemplos.

Se o logotipo do seu app não for muito conhecido, não é aconselhável adicioná-lo ao ícone. Você quer que seu público entenda seu app facilmente. Os usuários não entenderão rapidamente o objetivo do seu app se não reconhecerem sua marca.

Por exemplo, os apps que estão incluídos nos principais rankings da App Store na categoria Alimentos e Bebidas são de empresas conhecidas que têm nomes ou logotipos conhecidos. Os usuários podem identificar apps nos resultados de pesquisa mais rapidamente devido à incorporação da marca em seus ícones. Os apps utilitários, por outro lado, são menos conhecidos nas lojas de apps. Portanto, um ícone simples que transmita o propósito do app seria mais impactante do que o nome ou logotipo da empresa.

Mais uma vez, é fundamental ter em mente que as lojas de apps não aceitarão apps que contenham imagens enganosas em seu logotipo ou conteúdo promocional.

Sexta Dica: Atualize o ícone do seu app de forma sazonal

É essencial atualizar periodicamente o ícone do seu app. Os usuários podem achar isso ainda mais atraente se você alterar o ícone do app para feriados como Ano Novo, Natal e Halloween. Você quer que os usuários saibam que você está sempre adicionando novos recursos e interagindo com seu público. Quando as empresas dedicam tempo e se esforçam para postar atualizações pertinentes, os clientes adoram.

Nem sempre é necessário repensar completamente as mudanças nos ícones. Vamos examinar o jogo Trivia Crack 2 como ilustração. Vimos que, embora o emblema ainda seja reconhecível e semelhante, ele tem um toque sazonal.

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Sétima dica: Adapte o ícone do app para diferentes mercados

É aconselhável otimizar o ícone do seu app para cada mercado onde ele é oferecido, a fim de destacá-lo da concorrência. Os usuários podem se sentir mais apegados ao seu app quando o veem nas lojas e percebem que o ícone do app corresponde ao seu estilo preferido de design cultural.

Além disso, adaptar o símbolo do seu app para vários mercados o destacará ainda mais da concorrência.

Oitava Dica: Defina o ícone do seu app de forma diferente dos concorrentes

Dê uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo antes de projetar o símbolo do seu app. Pense por que um cliente escolheria seu app em vez do de um concorrente. Você pode ter ideias sobre como se destacar ou melhorar o ícone do seu app observando seus concorrentes. Seu objetivo é diferenciar seu ícone da concorrência enfatizando uma certa qualidade que o faça se destacar.

O exemplo abaixo mostra como apps com objetivos comparáveis, mas com marcas menos conhecidas, podem, ainda assim, transmitir sua mensagem e se diferenciar dos rivais. Ao procurar por “palavras cruzadas”, podemos observar como os apps conseguem se diferenciar, mantendo uma compreensão clara de seu uso pretendido.

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Nona Dica: Preste atenção nas estratégias dos seus rivais e empregue testes A/B

Você pode usar algumas ferramentas ASO (App Store Optimization, ou Otimização de Loja de Apps), como AppFollow ou App Radar, para observar os testes A/B dos seus concorrentes e descobrir quais estratégias eles empregam. Ao fazer a assinatura nesses apps, você pode saber automaticamente se um app está realizando um teste A/B ou não. Depois disso, você pode aprender mais e descobrir com quais versões anteriores eles estão sendo comparados.

Os testes A/B e A/B/B podem ser muito úteis ao otimizar o ícone do seu próprio app para determinar qual versão tem mais probabilidade de sucesso. Você pode criar testes para seu ícone atual e um diferente para conduzir um teste A/B/B.

Décima Dica: Observe os requisitos das App Stores sobre ícones de apps

Siga os padrões listados abaixo, exclusivos da Google Play e da App Store, ao criar um ícone para seu app.

Google Play:

  • A Google modificou seu sistema de ícones para incorporar sombras projetadas e adotar o design quadrado de cantos arredondados do iOS. Isso significa que sua arte original deve ser publicada como um ícone sem margens e não deve conter sombras projetadas ou cantos arredondados.
  • O Google proíbe o uso de termos no ícone do app que impliquem no desempenho da loja.
  • É altamente recomendável evitar o uso de quaisquer componentes gráficos no símbolo do seu app que possam enganar os usuários.
  • O Google desaconselha a utilização desta área para anunciar seu envolvimento em um programa da Google Play ou colocar anúncios de ofertas (como descontos) no ícone do app.

App Store:

  • Sempre que possível, crie um ícone de app que seja compatível com várias plataformas para que ele possa ser facilmente usado em cada uma delas; para apps watchOS e macOS, por exemplo.
  • Dê mais peso às imagens gráficas do que às fotos, fique longe de capturas de tela e não replique elementos da UI (interface do usuário) em seu ícone. É preferível criar imagens, especialmente para o ícone do seu app.
  • Crie uma imagem quadrada e sem margens para seu ícone.
  • Se você quiser oferecer ícones de apps diferentes, pense nisso, mas certifique-se de que as mudanças sejam fiéis à sua marca. Como ilustração, considere um app esportivo que oferece ícones de apps distintos para vários clubes ou um jogo que oferece ícones diferentes para mostrar personagens diferentes.

Conclusão

Pode ser desafiador criar um ícone de app, mas espero que essas dicas lhe deem confiança à medida que você avança. Não tenha medo de correr riscos e use sua imaginação para criar um símbolo de app que represente com precisão sua empresa – em outras palavras, pense e aja fora da caixa!

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