
Eram 16.11 horas quando chegou o alerta aos bombeiros para um incêndio que estava a deflagrar na localidade de Contraste, à beira da estrada de Castelo do Bode, na freguesia de S. Pedro de Tomar.
O vento forte rapidamente fez alastrar as chamas para a zona a jusante da barragem de Castelo do Bode, passando ao lado da localidade de Ferrugenta. As projeções espalharam o fogo para o concelho de Abrantes, perto da localidade de Martinchel.
Nessa altura chegaram a estar no terreno 443 operacionais apoiados por 127 viaturas e 11 meios aéreos que abasteciam ali perto na albufeira de Castelo do Bode.
O dispositivo tentava proteger a central elétrica, os cabos elétricos e os reservatórios da EPAL. As chamas passaram ao lado do campo de férias do pessoal da EDP e da ABES Pousada para séniores.
O parque de campismo de Castelo do Bode, onde estava a decorrer um acampamento jovem do Bloco de Esquerda, ficou sem eletricidade.
Imparável, o incêndio propagava-se ao início da noite para perto da zona industrial de Montalvo, no concelho de Constância.
O fogo atingiu um dos carros de bombeiros de Abrantes, deixando ferido um operacional, que recebeu tratamento hospitalar.
Incêndios: Fogo que deflagrou em Tomar está ativo e a lavrar com “alguma intensidade”
90 por cento do perímetro do incêndio de Tomar em resolução
Moradores obrigados a combater as chamas em Tomar
https://www.facebook.com/obrigadobombeiros2019/videos/630030984170194/