
Do rio Tejo continuam a sair grandes exemplares de peixes da espécie Siluro. Há poucos dias, um tomarense pescou um Siluro com 1.86m de comprimento, perto da ponte da Chamusca.
O pescador ia no barco de Helder Silva, outro tomarense que tem capturado exemplares de grandes dimensões, conforme já demos conta aqui.
Após esta primeira publicação têm surgido pessoas interessadas em pescar estes peixes “gigantes” e para isso contactam com Helder Silva, que tem recebido várias solicitações.
Helder garante ter avistado, através de uma sonda, um Siluro com 2.20 a 2,40m de comprimento, perto do castelo de Almourol.
O siluro: gigante e invasor
O Silurus glanis, conhecido como Siluro, é originário dos grandes rios da Europa Central e é considerado o maior peixe de água doce da região, podendo alcançar até três metros e 150 quilos.
Apesar da imponência que desperta curiosidade, este peixe é uma espécie invasora em Portugal. O seu carácter predador está a afetar gravemente a fauna nativa dos rios nacionais, incluindo o Tejo, o Zêzere e o Guadiana. Este facto preocupa pescadores e ambientalistas, que alertam para o impacto no equilíbrio ecológico.

Pescador de Tomar captura mais um Siluro gigante no rio Tejo (c/ vídeo)







