DesportoDestaque

Tiago Pires: um tomarense em ascensão no mundo do motociclismo

- Patrocínio -

O tomarense Tiago Pires tem 25 anos, é piloto de motociclismo na disciplina de velocidade, e diz que é “com orgulho” que representa a nossa cidade.

Estudou na escola secundária Santa Maria dos Olivais e atualmente trabalha na GNR em Leiria como Guarda Florestal, mas o motociclismo corre-lhe nas veias desde muito novo.

Numa fase de afirmação e ascensão no mundo do motociclismo, Tiago Pires gostava de competir nos campeonatos espanhol e europeu, mas para isso precisa de mais apoios.

- Patrocínio -

“Tomar na Rede” entrevistou Tiago sobre o seu percurso desde que começou a andar de mota aos 12 anos, as suas conquistas e como projeta o seu futuro em duas rodas:

 

Como é que surgiu esta paixão pelo motociclismo?

Desde muito jovem a minha paixão pelas motas e pelo motociclismo tem sido a grande motivação da minha vida. Comecei a andar de mota aos 12 anos, e ao longo dos anos, evoluí de competições de supermoto para o Campeonato Nacional de Velocidade, na classe intermédia de 600cc onde tenho conquistado inúmeros pódios. Sou um piloto que tal como muitos corre com recursos muito limitados, mas que nunca baixa os braços e cujos valores base são o foco a dedicação e a perseverança.

 

Mas, voltando ao princípio, como foram esses primeiros tempos?

Desde criança, a paixão pelo motociclismo fez parte da minha vida. Aos 12 anos, comecei a praticar o desporto da maneira que podia, com uma minimota de motocross. Juntamente com meu irmão mais velho, comecei a experienciar a adrenalina das primeiras voltas, desenvolvendo a técnica. Um caminho sem retorno, que marcou o início de uma jornada cheia de desafios e superações.

 

Nesse percurso acabaste por entrar no mundo da competição…

Sim, aos 22 anos decidi dar o próximo passo e começar a competir. Com poucos recursos financeiros, mas com muita determinação, fui enfrentando os obstáculos que surgiam, sempre com a vontade de melhorar e alcançar novos objetivos. O tempo passou, e com o meu esforço e dedicação, fui evoluindo até chegar às motos de 600cc, um marco importante na minha carreira.

 

Com que espírito é que encaras as competições?

É preciso paixão e dedicação. Cada conquista, por menor que fosse, representava um avanço na minha trajetória. O motociclismo não é apenas um desporto para mim, é uma verdadeira paixão que me ensina todos os dias sobre perseverança, coragem, superação e acima de tudo disciplina.

 

Que resultados conseguiste nesses primeiros tempos?

A minha trajetória competitiva começou no Campeonato Nacional de Supermoto, onde participei no Troféu R112, a pilotar uma pit bike de 190cc . Na minha estreia, conquistei um segundo lugar na primeira manga e um primeiro lugar na segunda manga, um resultado que me encheu de orgulho e me motivou a continuar a minha jornada. Na minha segunda competição no Troféu R12 de Supermoto, obtive dois terceiros lugares, o que consolidou a minha posição nas competições e mostrou que estava no caminho certo, sempre em busca da evolução e da superação de meus próprios limites.

 

E depois?

Após a passagem na disciplina de supermoto, decidi dar um passo bastante ambicioso e passar diretamente para as motos de 600cc no Campeonato Nacional de Velocidade. Desde então, tenho acumulado inúmeros pódios, consolidando a minha presença nas competições nacionais. Embora ainda não tenha conquistado a vitória, a jornada tem sido cheia de aprendizagem e evolução, e cada pódio é um reflexo do meu compromisso em alcançar o topo.

 

Qual é o teu objetivo a curto prazo?

A curto prazo o meu principal objetivo é conquistar o título de campeão nacional procurando sempre melhorar a minha performance e alcançar o título no Campeonato Nacional de velocidade. Trabalharei incansavelmente para alcançar esse objetivo superando todos os desafios que se atravessem na minha carreira, estabelecendo entre os melhores pilotos nacionais

 

E a médio e longo prazo?

Futuramente, a minha ambição é expandir os meus horizontes e competir no campeonato espanhol e europeu, onde pretendo testar os meus limites num cenário de maior visibilidade e competição internacional. Quero representar a minha cidade, o meu país, e os meus colaboradores nesses grandes palcos, e deixar a minha marca no motociclismo, evoluindo como piloto a cada corrida.

 

Com que dificuldades te deparas?

A minha trajetória no motociclismo tem sido marcada por muitos desafios, sendo o principal deles a falta de recursos financeiros. A dificuldade em obter apoio financeiro para competir e treinar é uma constante na minha carreira desportiva. Torna-se cada vez mais difícil suportar todos os custos associados ao Campeonato e aos treinos.

 

Onde é que são feitos os treinos técnicos com a moto?

Em Portugal, as infraestruturas de treino especializadas são limitadas, o que me obriga frequentemente a deslocar-me para o exterior para encontrar melhores condições de preparação. Isso implica custos adicionais, o que torna o processo ainda mais complicado.

Por vezes não basta um simples tarde num kartódromo a dar voltas à pista, tal como em todos os desportos no avançar da competição e de nível. São necessários treinos mais específicos tanto em cima como fora da mota, sendo a preparação física um aspeto crucial na minha preparação como piloto de motociclismo.

 

Há uma grande pressão para se obterem os melhores resultados…

Sim, os desafios a nível psicológico também têm sido uma parte significativa desta caminhada. A pressão constante para obter bons resultados, aliada à necessidade de me manter motivado apesar das dificuldades financeiras e estruturais, pode ser emocionalmente desgastante. A dúvida sobre o futuro, a ansiedade em relação aos próximos passos da carreira, pode por vezes ser difíceis de pôr de parte. A superação dessas dificuldades exige não só perseverança, mas também uma enorme força mental para manter a confiança em mim mesmo e focar nos meus objetivos.

 

Queres deixar um apelo aos eventuais patrocinadores?

Sim, estou totalmente comprometido em representar as marcas, espaços comerciais ou entidades que acreditem em mim e neste projeto, com dedicação e profissionalismo, dentro e fora das pistas.

Durante cada competição, farei questão de exibir com visibilidade os logotipos e produtos no meu equipamento, na moto e nas redes sociais, garantindo que recebem o merecido destaque. Além disso, comprometo-me a marcar presença em eventos promocionais, sempre pronto a interagir com o público e promover os produtos com a maior seriedade.

A confiança que depositarem em mim será uma motivação extra, que me impulsionará ainda mais, a superar desafios e a alcançar novos horizontes no motociclismo. Cada resultado positivo será uma conquista de todos nós, e juntos, seguiremos em frente, em busca de conquistas ainda maiores.

 

- Patrocínio -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo