
Não é fácil descrever o espírito que se vive na montagem das ruas populares ornamentadas para a festa dos Tabuleiros. É um momento de partilha em que se alimenta um bairrismo saudável. Moradores, comerciantes e muitos voluntários dedicam horas, dias, semanas, meses para idealizar, criar e montar a ornamentação mais bonita.
Depois da noite mais longa (de quarta para quinta feira) para os moradores e comerciantes das ruas, começa a contagem decrescente para a abertura das ruas marcada para as 20 horas desta quinta feira, dia 4.
A expectativa é grande e é com orgulho que moradores e comerciantes apresentam a sua rua ornamentada com temas alusivos a Tomar, à sua história e património.
De destacar o trabalho dos dois agrupamentos de escolas (Templários e Nuno de Santa Maria) em que alunos, professores e funcionários idealizaram e confecionaram milhares de flores e outros adereços decorativos.
Onde está o escadote? Alguém tem um alicate de corte? Passa-me aí a tesoura! Corta aí um metro de arame fino! Falta aqui cordel! Posso amarrar este cordão à sua varanda, vizinho? É um momento de partilha, de convívio e boa disposição. Conhecem-se novos vizinhos, alguns com quem nunca falámos.
O dono do restaurante traz sandes e imperiais, o vizinho fez um panelão de sangria, a vizinha trouxe pão com chouriço, o dono da pastelaria distribui croissants para todos.
De quatro em quatro anos, cada rua é uma família.
O resultado final pode ser apreciado a partir desta quinta feira à noite até dia 8. Vale a pena visitar!
Festa dos Tabuleiros: saiba quais as ruas ornamentadas em Tomar