
Nas eleições legislativas deste domingo, 18 de maio, a AD (PSD-CDS) venceu no distrito de Santarém, com a surpresa do Chega ser a segunda força política mais votada, seguida do PS.
Em termos de mandatos, a AD reforçou a representatividade com a eleição de quatro deputados (mais um do que em 2024) roubando um deputado ao PS, que baixa de três para dois mandatos.
O Chega mantém os três lugares no parlamento em representação do distrito.
A AD conquistou 74.716 votos (30,60 %), seguida do Chega com 68.687 votos (28,13%) e em 3º lugar surge o PS com 55.545 votos (22,75%).
A quarta força política mais votada foi a Iniciativa Liberal com 9.593 votos (3,93 %), seguida da CDU, Livre, Bloco de Esquerda, ADN e PAN.
No distrito de Santarém, a maior surpresa foi a vitória do Chega em 11 dos 21 concelhos, territórios tradicionalmente de esquerda, como Abrantes, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Entroncamento, Golegã, Salvaterra de Magos e Vila Nova da Barquinha.
A AD (PSD/CDS) conquistou maior número de votos nos concelhos de Alcanena, Ferreira do Zêzere, Ourém, Mação, Santarém, Tomar, Torres Novas, Sardoal e Rio Maior.
O único concelho do distrito onde o PS ganhou foi em Coruche.
Deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém:
AD (PSD-CDS)
– Fernando Alexandre, Ministro da Educação,
– João Moura, deputado, de Ourém
– Isaura Morais, deputada, de Rio Maior
– Ricardo Oliveira, deputado
Chega
Pedro Correia, deputado
José Dotti, empresário
Catarina Salgueiro, advogada de Almeirim
PS
Marcos Perestrelo, vice-presidente da Assembleia da República
Hugo Costa, deputado e líder da distrital do PS
Resultados no distrito de Santarém:
Resultados no concelho de Tomar:
Mais resultados aqui – https://www.legislativas2025.mai.gov.pt/