
O antigo primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão, fundador e militante do número um do PSD, morreu nesta terça-feira, dia 21, aos 88 anos.
Oportunidade para recordar uma sua deslocação a Tomar em 1983 na qualidade de primeiro-ministro, numa época em que o Instituto Politécnico dava os primeiros passos apenas como escola superior de tecnologia.
Nesta visita, Francisco Pinto Balsemão fez-se acompanhar pelo tomarense Fraústo da Silva que era na altura ministro da educação.
Era presidente da câmara de Tomar Amândio Murta (AD).
Nas fotos vemos a comitiva na Corredoura (rua Serpa Pinto).
Francisco Pinto Balsemão foi primeiro-ministro entre 1981 e 1983 e fundou o PSD. No ramo dos media, fundou o jornal Expresso e a SIC.
Em comunicado, o grupo de comunicação que fundou e liderou, a Impresa, informa que Francisco Pinto Balsemão morreu “de causas naturais” e que “os seus últimos momentos foram acompanhados pela família”.
Era o militante número um do PSD e foi um dos fundadores do partido, ao lado de Francisco Sá Carneiro e Joaquim Magalhães Mota.
Francisco Pinto Balsemão marca também a história de Portugal no campo da comunicação social, tendo fundado o semanário Expresso em 1973, ainda durante a ditadura, e mais tarde, em 1992, a SIC, o primeiro canal de televisão privado a surgir em Portugal.