
Na noite de sexta feira, dia 19 de setembro a PSP de Tomar cercou a cidade com várias operações Stop em locais estratégicos como a rua de Coimbra, estrada da Serra, estrada de Leiria, Carvalhos de Figueiredo e em S. Lourenço, entrada sul da cidade.
No Entroncamento as operações centraram-se nas rotundas do hospital e do E.Leclerc.
Esta megaoperação envolveu largas dezenas de agentes da polícia. Além das viaturas, a fiscalização abrangeu também alguns estabelecimentos comerciais.
Não foi detetado qualquer cidadão estrangeiro em situação ilegal.
Fiscalização intensa nas estradas
Os agentes mandavam parar quase todos os veículos que chegaram a formar longas filas e nem uma ambulância dos bombeiros escapou à operação.
Quatro dias depois, o Comando Distrital da PSP emitiu um comunicado onde dá conta do resultado da operação:
No âmbito da fiscalização rodoviária, foram registadas as seguintes contraordenações:
- 3 por condução sob influência do álcool;
- 3 por falta de inspeção periódica obrigatória;
- 1 por alteração das características do veículo;
- 1 por transposição de linha longitudinal contínua;
- 1 por desobediência a sinal de paragem;
- 1 por circulação com pneumáticos em mau estado;
- 3 por título de condução caducado;
- 4 por inexistência de colete refletor;
- 4 por falta de documentos obrigatórios;
- 1 por falta de habilitação do Grupo 2 para condução de veículo de emergência;
- 4 por falta de seguro de responsabilidade civil automóvel, resultando na apreensão das respetivas viaturas.
Foram apreendidos 5 veículos (4 por falta de seguro de responsabilidade civil e 1 por alteração das características), 6 documentos e emitidas 2 notificações para apresentação de documentos.
Na fiscalização a estabelecimentos, foram identificadas várias irregularidades, como a falta de registos do sistema HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos), ausência de seguro de acidentes pessoais e a não afixação do aviso de proibição de fumar.
Durante a fiscalização a cidadãos estrangeiros, após consulta documental e cruzamento de dados, não se detetaram situações de permanência irregular em território nacional.
De salientar a detenção de um indivíduo por tráfico de estupefacientes e posse ilegal de arma, com apreensão de aproximadamente 200 doses de haxixe, diversas doses de crack, 600€ em numerário e a viatura utilizada na atividade ilícita. Foram ainda identificados 3 indivíduos por consumo de estupefacientes, bem como dado cumprimento a um mandado de detenção.
Suponho que antes do mais, a polícia terá avisado os “afilhados” do bairro 1 de Maio, Senhora dos Anjos, e demais recantos da cidade(?), onde têm espalhado bom ambiente e boa convivência, para que não circulem pelos locais de controle, sob pena de serem alvo das medidas descritas no texto. Há fidelidades inquebrantáveis…
Não posso crer, nenhum lélito de Tomar foi apanhado? pois é como as coisas são, antigamente os agentes andavam a pé, hoje para vir lá de cima vêem de carro, tem locais para parar, mas continuam a ir á CGD na corredoura de carro, e quando alguêm telefona a comunicar corridas na cidade e arredores, eles dizem que não têem carros, carros têem colhões é que não.