
Os estudantes do Instituto Politécnico de Tomar vão ter nesta quarta feira, 12, uma tarde animada pelas ruas da cidade com o cortejo e batismo do caloiro.
A polémica provocada por uma praxe polémica e exagerada registada em vídeo, que suscitou muitas críticas a nível local e nacional, parece estar ultrapassada e as praxes no IPT têm decorrido dentro da “normalidade” esperada.
O cortejo e batismo do caloiro é a atividade que encerra a época das praxes iniciada em setembro. Desde então realizaram-se iniciativas como a missa do galo, a procissão das velas, entre outras praxes.
O ponto de encontro do cortejo e batismo do caloiro é às 14h00 no IPT, na estrada da Serra. Dali os estudantes partem em cortejo até à alameda Um de Março, atravessam a ponte velha, sobem a Corredoura e chegam à praça da República onde se procede ao ritual do batismo.
Os estudantes mais velhos despejam pelas cabeças dos caloiros mistelas malcheirosas enquanto entoam cânticos e palavras de ordem.
A organização é do “Magnum Consilium Veteranorum – Thomar”, que se apresenta como “um grupo de alunos que tem como objetivo ajudar a inserção dos novos alunos no IPT e na cidade de Tomar”.







