
A “requalificação do Pinhal de Santa Bárbara” em Tomar, cujas obras estão a decorrer, não contempla a ligação ao bairro Nª Srª dos Anjos, um caminho que era utilizado sobretudo pelos moradores daquele bairro e das Algarvias.
Atualmente o caminho junto ao muro dos pavilhões da FAI encontra-se intransitável, totalmente tomado pelas ervas e mato (ver fotos em baixo).
O pinhal de Santa Bárbara é uma zona verde com 130 anos situada ao lado da Mata dos Sete Montes, junto à EN 349-3, na encosta para o bairro Nª Srª dos Anjos e Algarvias. Ocupa 13.212m2 de área total em plano.
A empreitada que está ali a ser executada pela empresa Soudias – carpintaria e serralharia, Lda, de Ourém, vai custar cerca de 92 mil euros e vai estar concluída antes das eleições autárquicas.
Segundo a memória descritiva (ver documento em baixo), está prevista a construção de caminheiras, guardas e escadas em madeira, a rede de drenagem de águas pluviais e uma barraca com 44m2.
O pinhal de Santa Bárbara foi semeado em 1895 no monte da antiga cerca do Convento de S. Francisco, como forma de minimizar a erosão do terreno.
Dispõe de parque de merendas e uma deslumbrante vista sobre o castelo e a cidade.
O jornalista é um chato!
Anda o dito presidente a visitar e a publicitar obra(s) e o jornalista a identificar falhas!
Ainda bem que não terá ligação ao bairro Senhora dos Anjos, quando não, passaria a ser recreio (mais um) de ciganos…