Morreu Lopes Martins, antigo comandante da PSP de Tomar

Manuel Lopes Martins, antigo comandante da PSP de Tomar, morreu nesta terça feira, dia 2 de setembro, aos 69 anos.
Controverso na sua atuação como comissário da polícia, Lopes Martins deixou uma marca de rigor e exigência na atuação dos seus agentes ao mesmo tempo que criou algumas animosidades com empresários e condutores de Tomar.
Nasceu em Ortiga, no concelho de Mação, ingressou na PSP em 1977 e foi incorporado no Corpo de Intervenção. Fez os cursos de subchefe e chefe na Escola Prática da Polícia e comandou a Esquadra Policial do Entroncamento e o Comando de Angra do Heroísmo.
Em 2001, quando liderava a esquadra de Tomar foi exonerado devido às suas declarações enquanto dirigente da Associação dos Oficiais de Polícia, à comunicação social. Nessas declarações Manuel Lopes Martins condenava a intromissão do Ministério da Administração Interna na colocação de efetivos da PSP em Ponte de Lima, passando por cima do próprio Comando de Viana do Castelo, e sublinhava as dificuldades de progressão de carreira para os agentes.
Contestou a sua exoneração e continuou em funções sendo depois transferido para o Comando Distrital de Santarém até se reformar. Residia na Atalaia, concelho de Vila Nova da Barquinha.
O velório decorre nesta terça feira, dia 2, na capela mortuária da Sagrada Família no Entroncamento.
O funeral realiza-se dia 3, quarta feira, saindo da capela mortuária pelas 16h00 com destino ao crematório do Entroncamento onde serão celebradas as respetivas cerimónias fúnebres pelas 16h30.
Apresentamos sentidas condolências à família.