
Eva Araújo, consumidora residente na freguesia de Serra e Junceira veio a público “denunciar uma situação grave que afeta diretamente a saúde pública na nossa região”:
“A água canalizada que está a ser distribuída pela empresa Tejo Ambiente na zona da Serra e Junceira apresenta, desde há alguns dias, um cheiro e sabor intensos a detergente, bem como uma espuma anormal, o que indica possível contaminação ou falhas graves no sistema de tratamento. Esta situação torna a água imprópria para consumo, mesmo para tarefas básicas como cozinhar, lavar fruta ou tomar banho.
Apesar da gravidade do problema, a ERSAR não permite que um cidadão apresente directamente um pedido de investigação sobre a qualidade da água para consumo humano. Em vez disso, remete para o Livro de Reclamações Electrónico como única via para apresentar queixa à empresa responsável pela distribuição. Esta solução é completamente inútil numa situação urgente e grave como esta, pois o processo prevê um prazo de até 14 dias para resposta por parte da empresa, o que é manifestamente inaceitável quando estão em causa riscos imediatos para a saúde pública.
Importa ainda referir que esta não é a primeira, nem a segunda vez que a água distribuída nesta freguesia do concelho de Tomar não apresenta as condições mínimas de qualidade exigidas para consumo humano. Ao longo dos últimos quatro anos, esta situação já se repetiu várias vezes, mas desta vez foi claramente a pior, como poderá ser facilmente verificado através da fotografia que anexo a esta denúncia.
Face à ineficácia das vias institucionais e à urgência da situação, recorro a vós na esperança de que esta denúncia possa ser divulgada e investigada. Os cidadãos têm o direito de saber que água estão a consumir e as autoridades competentes devem ser pressionadas a intervir sem demora.
A imagem que ilustra este texto foi tirada por volta das 12h30 de segunda-feira, 28 de Julho de 2025. A água visível no alguidar veio directamente da torneira e apresentava este aspecto logo à saída. O alguidar estava previamente lavado, sem qualquer vestígio de detergente, contendo apenas batatas descascadas que eu tentava lavar naquele momento”.
Sobre esta situação, “Tomar na Rede” pediu esclarecimentos à Tejo Ambiente que publicaremos assim que recebermos a resposta.
Nada de anormal. Estamos em Tomar, concelho falhado…