DestaqueSociedade

Mau tempo: mais de 50 ocorrências no distrito de Santarém

Aviso laranja devido à chuva forte e trovoada

- Patrocínio -

A tempestade que se abateu na nossa região nesta terça feira, dia 28, provocou mais de 50 ocorrências no distrito de Santarém, segundo dados da Proteção Civil.

Inundações, despistes, colisões, quedas de árvores, desabamentos e deslizamentos de terras foram algumas das ocorrências reportadas.

A forte precipitação desta tarde provocou lençóis de água na A13 e no IC9, entre outras estradas, tornando perigosa a condução.

Só no concelho de Tomar, há a registar acidentes em S. Lourenço, av. Ângela Tamagnini, av. Nuno Álvares Pereira e Calçadas.

A queda de um muro entre Atalaia e Peralva obstruiu a estrada.

Houve falhas no fornecimento de energia elétrica em algumas zonas do concelho.

Os bombeiros não têm mãos a medir com tantas ocorrências provocadas pelas condições meteorológicas adversas que afetaram o país de norte a sul.

Portugal continental continua em alerta de alta precipitação nesta quarta-feira, dia 29, devido a uma tempestade formada no Atlântico, mas Beja, Évora, Faro e Setúbal vão passar a aviso laranja, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

A Proteção Civil alertou esta terça-feira para a possibilidade de inundações em zonas urbanas e cheias nos próximos dias, pedindo à população que adote medidas preventivas.

As previsões apontam para o “aumento da intensidade do vento no litoral e nas terras altas, com condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento, em especial na região Sul“, adiantou o aviso da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Lisboa, Setúbal e Santarém estão esta terça-feira sob aviso laranja, o segundo mais grave, até às 21h00 devido à chuva forte e trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Já para o Norte e alguns distritos do Centro as previsões acalmam na próxima quarta-feira e evoluem para aguaceiros fracos, nomeadamente por Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Vila Real e Viseu. Esperam-se ouvir, contudo, trovoadas e ventos fortes por Sines.

Porém, o IPMA dá previsões de melhoras para o resto da semana e o país deixa de estar sob alerta na próxima quinta-feira. Prevê-se uma descida das temperaturas máximas para uma média de 20.ºC, mas uma subida das temperaturas mínimas.

A melhoria não deixa, enfim, de ser sinal de que a chuva pare por completo. Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo têm previsões de chuva moderada e aguaceiros, e o sol sorri, tímido com o céu parcialmente nublado, a Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa e Vila Real.

O ar tropical instável e elevado teor de humidade da Madeira e dos Açores está a deslocar-se lentamente para leste, o que aumenta o risco de precipitação forte e outras ocorrências.

- Patrocínio -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Publicidade -
Botão Voltar ao Topo