
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se ao Entroncamento nesta quarta feira, dia 5, para presidir à sessão de encerramento do VII Encontro Nacional de Cuidadores Informais.
O evento, que se realiza no cineteatro São João, tem por tema “Dar voz aos Cuidadores Informais: Legislação e Medidas por Implementar”. A participação de Marcelo está prevista para as 16h30.
A iniciativa é promovida pela Associação Nacional de Cuidadores Informais e pelo Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento (CERE).
O que diz a organização:
O II Encontro Nacional de Cuidadores Informais, a realizar-se no dia 5 de novembro, assinalando simbolicamente o Dia do Cuidador Informal, propõe-se aprofundar a reflexão iniciada, dando especial destaque ao contributo da investigação, da prática e da experiência vivida na construção de soluções para os desafios do cuidar.
O envelhecimento demográfico continua a traduzir-se no aumento de pessoas com doenças neurodegenerativas, com necessidades complexas e exigentes, que recaem frequentemente sobre cuidadores informais não preparados, sujeitos a sobrecarga física, emocional e social. É, por isso, imperativo consolidar estratégias sustentadas de apoio e capacitação, facilitando o acesso a recursos, redes formais de suporte e conhecimento técnico-científico atualizado.
Neste II Encontro, pretende-se:
1. Promover a partilha de práticas e evidências científicas da implementação do Projeto C2C, que tem vindo a ser desenvolvido em contexto real, utilizando o programa “Living Together with Dementia” como estratégia de capacitação de cuidadores de pessoas com demência;
2. Dar voz aos cuidadores informais, criando um espaço de partilha de experiências vividas e valorização da pessoa que cuida;
3. Reconhecer o papel do cuidador informal na rede de cuidados e na sustentabilidade dos sistemas de saúde;
4. Estimular a interação entre investigação, ensino e comunidade, integrando, por exemplo, projetos de estimulação cognitiva dinamizados por estudantes e docentes.
Esta iniciativa está ainda alinhada com os princípios do Estatuto do Cuidador Informal (Lei n.0100/2019) e com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, nomeadamente no que respeita ao objetivo de “garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.”
O II Encontro de Cuidadores Informais, afirma-se assim como um momento essencial de diálogo, partilha e construção conjunta de soluções concretas e sustentáveis, valorizando quem cuida e contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores.
António Amaral, Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Paulo Oliveira, Presidente do Conselho de Enfermagem da Secção Regional do Centro, Ordem dos Enfermeiros
Áurea Andrade, Enfermeira Diretora da Unidade Local de Saúde de Coimbra
Projeto C2C – Capacity To Care – “Cuidadores informais: capacitar para cuidar de pessoas com demência” (ESEnfC): Caminho percorrido
Rosa Melo, Professora ESEnfC
Projeto C2C: Diagnóstico de situação
Isabella Franco, Enfermeira
Programa “Living Together with Dementia: vivência na implementação do programa para cuidadores informais”
Lia Sousa, Professora ESS, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Processo de implementação do Projeto C2C: do pré ao pós-implementação
Hugo Maia, Enfermeiro USF Coimbras-Celas
Follow-up três meses após implementação do Projeto C2C
Cláudia Sousa, Enfermeira
Programa de estimulação cognitiva orientado para as emoções. Experiência na implementação na pessoa com demência
Isabel Gil, Professora ESEnfC
Comentadora:
Maria da Conceição Bento, Professora ESEnfC – Projeto C2C
Elisabete Ildefonso, Cuidadora informal
Izilda Gonçalves, Cuidadora informal
Vítor Roque, Cuidador informal
Comentadores:
Maria Clara Lopes, Enfermeira UCC Norton de Matos
José Carlos Santos, Professor ESEnfC – Projeto C2C
Sessão de relaxamento orientada
José Carlos Santos, Professor ESEnfC
Momento de confraternização








