
Tomar não fica bem na fotografia para quem visita a cidade neste fim de semana prolongado.
São várias as situações de papeleiras a abarrotar com lixo espalhado no chão e isto acontece, por exemplo, nas principais ruas do centro histórico.
Numa altura em que os responsáveis políticos estão mais preocupados com a campanha eleitoral, a realidade dos problemas dos cidadãos fica para segundo plano.
A falta de planeamento e organização na limpeza urbana é visível diariamente. Faltam papeleiras, há zona onde não os varredores não chegam e o lixo acumula-se.
Dois exemplos: na Corredoura, onde só existem três papeleiras, em dias de maior movimento turístico e mais atividades noturnas, o lixo amontoa-se. Chegou a haver uma papeleira, ao lado da igreja de S. João Baptista, que desapareceu e não foi reposta. No canto do Mini-Preço na alameda Um de Março e a poucos metros da junta de freguesia não há varredura e os detritos ficam por ali espalhados.
Se a câmara e a junta urbana falham, também é facto que alguns cidadãos deixam a desejar quanto a civismo.
Uma coisa é certa, este problema de papeleiras a abarrotar e lixo espalhado é um péssimo cartão de visita para quem se afirma como “o melhor tesouro escondido” da Europa.
Imagens captadas nos dias 15 e 16 de agosto de 2025
São imagens que deram a volta à Portugal…