
Há uns anos houve uma vaga de lojas chinesas em Tomar, agora parece que estamos a assistir a uma “invasão” de investidores indianos no comércio local. Pelas nossas contas, são pelo menos seis os espaços comerciais que empresários indianos abriram ou estão para abrir na cidade.
De uma assentada há duas novas lojas na Corredoura (rua Serpa Pinto): o minimercado e frutaria “Mercado da Família”, onde antes funcionava a loja Áurea, (a abrir em breve) e uma loja de telemóveis no espaço que era da perfumaria Equivalenza, já em funcionamento.
Há poucos dias abriu na rua Torres Pinheiro, onde antes funcionava o Solar dos Leitões, o restaurante Raja, com kebab, pizaria e churrasqueira (na foto em baixo). Neste caso o investidor é paquistanês, dono da loja “Tudo a 1 euro”, situada em frente.
No mesmo ramo, já tinha aberto na rua Marquês de Pombal em novembro de 2019, o restaurante “Star Kebab & Pizza”.
Depois disso, abriu uma loja de telemóveis na rua Voluntários da República, em frente ao Mini-Preço.
Resta saber se é uma vaga de investimento pontual ou se vieram para ficar.
Ficam se houver negócio, isto é, poder de compra dos tomarenses para consumir. “Investimento pontual” se verificarem ter sido um erro a aposta na cidade. Infelizmente a segunda hipótese é capaz de ser a mais certa.
Lá está você pessimista como de costume. Se o negócio próspera ou não, o futuro o dirá. Pessoalmente não conto tanto com o poder de compra ou falta dela, mas mais com o chauvinismo do nosso povo.
Que o negócio lhes dê lucro ou não pouco importa. A lavagem é feita na mesma. Vergonhoso o que acontece de norte a sul do país com este povo e com chineses. Abrem grandes lojas, grandes carros, sempre de costa direita e sem dizerem uma Palavra de português. Chega!!!