DestaqueSociedade

Centros de saúde distribuem pensos e tampões às mulheres mais carenciadas

- Patrocínio -

Os centros de saúde da região do Médio Tejo começaram a distribuir gratuitamente pensos e tampões às mulheres mais carenciadas.

Para terem direito a estes produtos menstruais gratuitos, as utentes podem solicitá-los diretamente nas unidades de saúde familiar (USF), ou unidades de cuidados personalizados (UCSP).

Mas as quantidades dos produtos são limitadas. Após o pedido é agendada uma consulta de enfermagem, onde são identificadas necessidades de saúde adicionais (como vacinação, planeamento familiar ou rastreios).

- Patrocínio -

“Os produtos são, depois, entregues de acordo com a preferência da utente, para uso de um mês, podendo ser fornecidos para três meses em casos de maior vulnerabilidade. O processo é acompanhado e registado pelas equipas de enfermagem, que monitorizam os stocks e a adesão ao programa”, explica a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo.

As mulheres podem ter acesso a pensos higiénicos com abas (para dia e noite), tampões com aplicador (tamanhos S, M e L) e copos menstruais (tamanhos M e L).

Os promotores referem que esta campanha se destina “a todas as utentes que os solicitem, independentemente da idade ou do grupo socioeconómico”, no entanto é dada “especial atenção às utentes em situação de vulnerabilidade social ou geográfica”.

Para a unidade local de saúde “a pobreza menstrual é uma realidade pouco debatida. No entanto, milhares de jovens e mulheres em Portugal faltam à escola, ao trabalho, cancelam atividades, e evitam mesmo pedir ajuda médica por não terem acesso a produtos menstruais adequados. A sua disponibilização, sem custos, nos centros de saúde é, assim, um gesto simples, mas poderoso, na promoção da dignidade, da saúde feminina e da inclusão dentro do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

 

- Patrocínio -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo