DestaquePolítica

Eleições Autárquicas em Tomar: 12 curiosidades

Dados curiosos do ato eleitoral deste domingo

- Patrocínio -

Sobre as eleições autárquicas em Tomar, sabia que:

– A AD – Coligação do PSD/CDS venceu a câmara de Tomar por uma margem de 561 votos em relação ao PS nas eleições autárquicas de 12 de outubro

 

– Segundo os números mais recentes da Comissão Nacional de Eleições, para estas eleições estavam inscritos 33.434 eleitores no concelho de Tomar, menos 458 do que em 2021.

 

– Pela primeira vez a freguesia de Sabacheira tem uma mulher na presidência da junta, Zaida Costa, da AD – Coligação PSD-CDS, que conquistou a autarquia após décadas de gestão socialista

 

– A AD – Coligação PSD-CDS obteve mais votos para a assembleia municipal (7.818) do que para a câmara (7.750 votos)

 

– O candidato mais novo nas eleições autárquicas, João Fonseca, de 20 anos, conseguiu ser eleito para a assembleia de freguesia de Paialvo através da AD – Coligação PSD/CDS.

 

– O médico radiologista Alexandre Correia Leal, que foi mandatário das candidaturas do PS nas eleições autárquicas de 2021, integrou este ano a comissão de honra da AD – Coligação PSD/CDS

 

– A CDU, que há quatro anos teve Paulo Macedo como cabeça de lista para a câmara de Tomar, aumentou este ano de 993 votos para 1.012 com Bruno Graça como candidato. Mas a votação não foi suficiente para eleger qualquer vereador.

 

– O Volt reduziu de 220 para 133 votos entre as eleições autárquicas de 2021 e 2025.

 

– Se há quatro anos Francisco Santos, da CDU, conquistou a junta de freguesia de Carregueiros por três votos, desta vez reforçou a votação de 210 para 371 votos conquistando a maioria absoluta com cinco dos sete mandatos.

 

– Outra curiosidade na freguesia de Carregueiros é que, apesar de ter sido a CDU a ganhar a junta, foi a AD – PSD/CDS que venceu para a câmara e para a assembleia municipal e o PS foi a segunda força política mais votada.

 

– Nas eleições autárquicas deste ano registou-se uma maior participação do eleitorado. A percentagem de votação desta vez foi de 59,07% quando em 2021 ficou-se pelos 53,20%.

 

– João Luís Alves, presidente na junta de freguesia de Casais e Alviobeira, no concelho de Tomar, eleito pelo PSD, não conseguiu ser eleito como presidente da junta de freguesia de Alvaiázere, onde se candidatava pelo PS.

 

E ainda mais uma curiosidade:

– Hugo Cristóvão (PS), foi o único presidente da câmara do distrito de Santarém que, na qualidade de candidato a novo mandato, não foi reeleito.

 

Se souber de outras curiosidades destas eleições, envie para  ou por aqui

 

- Patrocínio -

2 comentários

  1. E ainda mais uma curiosidade:
    – Hugo Cristóvão (PS), foi o único presidente da câmara do distrito de Santarém que, na qualidade de candidato a novo mandato, não foi reeleito.

    O que só mostra que o eleitor vota com conhecimento de causa.
    Pode ser que o menino tenha aprendido a lição.
    Aquela arrogância não era boa conselheira.

    2
    0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Publicidade -
Botão Voltar ao Topo