
- Patrocínio -
Lixo espalhado no chão e papeleiras a abarrotar é o cenário que podemos encontrar em Tomar neste domingo, dia 10 de agosto.
Na zona envolvente do Convento de Cristo e no centro histórico o cenário é o que a fotos mostram.
Após uma noite em que houve um espetáculo de fados na praça da República e muita gente na rua, o lixo acumulou-se.
- Patrocínio -
No Convento de Cristo é ao fim de semana que há maior movimento turístico e consequentemente maior produção de lixo. Mas a imagem com que os turistas ficam ao visitar Tomar não é a melhor.
Exigia-se uma melhor organização e um planeamento atempado dos serviços de limpeza da câmara de modo a dar resposta a este problema.
Na Corredoura
Na praça da República
Na zona envolvente do Convento de Cristo

Eu volto a evocar a célebre frase da anterior presidenta Anabela, aos microfones da rádio hertz : “Tomar, cidade-jardim, já era…”
Aproveitem e removam também o grafitti.
Tomar, cidade-cigana, cidade-lixeira, cidade templeira…
o turismo tem destas e doutras coisas. O que sugere o “tomar na rede”? Contratar mais funcionários para aos sábados e domingos andarem a limpar os caixotes de lixo? trabalho ao fim de semana (e talvez à noite para os turistas não sentirem cheiros) pago a triplicar? Quem paga? Os turistas de passagem ou os tomarenses? Vontade de mal dizer em período eleitoral.
Não há mal nenhum em gastar mais dinheiro para manter a cidade limpa, aliás ao sábado e ao domingo os serviços de limpeza deveriam funcionar sempre, é provavelmente quando mais gente tem disponibilidade para ir passear, porque haveriam de ter de ver tudo sujo? E quem paga são todos os que de alguma forma contribuírem para os cofres do município.
Gastar dinheiro em estádios, instalações desportivas, concertos, e coisas do género, dinheiro mal gasto (os privados que gastem dinheiro nessas coisas se acharem boa ideia e muito “necessário”), agora a manter a cidade e quiçá o resto do concelho limpo, acho óptimo.
A cidade não está estruturada para receber o atual turismo de massas. Se os caixotes de lixo estão cheios, que comprem uns maiores. Se o chão foi sujo façam campanhas de civismo. O argumento de cidade bonita para o turista é um argumento de terceiro mundo.