CulturaDestaque

Como é que os cegos “veem” o Convento de Cristo?

- Publicidade -

Um grupo de invisuais visitou no dia 15 o Convento de Cristo em Tomar, iniciativa que serviu para assinalar o Dia da Bengala Branca celebrando a autonomia dos cegos e pessoas de baixa visão.

A data foi assinalada pela primeira vez no Convento de Cristo em colaboração com a empresa “Caminhos da História” e a delegação de Leiria da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

As cerca de duas dezenas de utentes da ACAPO, divididos em dois grupos, foram recebidos em visita guiada por Olinda Parente, dos serviços educativos do Convento de Cristo e por Cecília Rosa (Caminhos da História), ambas com formação em acompanhamento de cegos, em turismo e conhecimento do monumento.

Ao longo do percurso os visitantes puderam experienciar os diferentes espaços e usufruir de maquetes e outros materiais pedagógicos preparados para o efeito. Através do tato, ficaram com uma ideia da dimensão, formas e distribuição do complexo monumental.

Já em 2021, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Convento realizou a visita orientada “Fecha os Olhos e Vê: o Convento de Cristo”, destinada a uma turma de turismo do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria para celebrar a Igualdade e a Inclusão e sensibilizar os alunos para a importância deste segmento de turismo.

- Publicidade -

“Acompanhando a evolução dos tempos e conceitos de Turismo, o Convento de Cristo prepara-se assim para atender a TODOS os públicos procurando oferecer serviços que promovam a inclusão, um desafio a vários níveis devido às características intrínsecas deste monumento, Património Mundial”, realçam os responsáveis.

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo