
A fachada do edifício da Havaneza, onde funciona a loja Benetton, na Corredoura em Tomar, começou a ser restaurada nesta terça feira, dia 2.
Intervêm na obra o arquiteto Nuno Madureira Miguel, a artesã de azulejaria Blocas Moreira Pires e as empresas Certo – Centro de Restauros de Tomar, Lda. e Repartor Lda.
Esta é uma fachada histórica mas que está em ruínas e suja, além de representar uma ameaça à integridade física de quem por ali passa porque há azulejos e pedaços da fachada em risco de queda, conforme notícia que publicámos aqui.
O prédio da Havaneza, de reconhecido valor arquitetónico, foi projetado e edificado em 1912 pelo construtor tomarense João Vicente Martinho, natural da freguesia de S. Pedro.
No início do século XX surgiu a obrigatoriedade camarária de que os prédios fronteiros à via pública não pudessem lançar beirados para a citada via, o que os obrigava a terminar em platibandas. São dessa época vários edifícios tomarenses, alguns até apresentando artísticas platibandas como a do prédio da Havaneza com os seus azulejos azuis decorativos.