
Foi preciso muita polémica, dúvidas, uma petição online e muitas críticas para a câmara de Tomar vir explicar publicamente o que está a fazer no parque do Mouchão.
Mesmo assim, a câmara limitou-se a publicar a “explicação detalhada” no Facebook, rede social que tem cada vez menos adesão.
A informação sobre a obra continua a estar ausente do site oficial. Também no próprio local não há qualquer explicação sobre o que está a ser feito.
Segundo a autarquia o objetivo é “melhorar as condições dos muitos visitantes daquele espaço e adequar o mesmo ao crescimento natural dos seus espécimes arbóreos”.
Está previsto o calcetamento da alameda central do Mouchão (atualmente em saibro), o enchimento da placa central com areia e terra para aplicação novo relvado (tapetes de relva em rolo), a criação de faixas com três metros de largura entre os arruamentos e a placa central, revestidas a carrasca de pinho e a montagem de um calheiro em pedra junto à roda do Mouchão. Para esta última obra vai ser aproveitada parte do calheiro que estava no Flecheiro. Antes já foi montado um palco com 10mx10m perto da estalagem.
Mesmo com esta explicação mais detalhada, fica por esclarecer a extensão do calcetamento do Parque do Mouchão a uma via lateral e a um pequeno troço próximo da entrada, do lado direito.
O calcetamento anunciado pelo Senhor Presidente da Câmara era apenas da alameda central do Mouchão, ligando a entrada à Estalagem. A peça desenhada não mostra isto e prevê calcetamento de outros arruamentos. Porquê e para quê?
Pois, claro,. afinal é essencial calçada em jardins com eventos (nunca tal se viu saibro usado assim:.. https://www.hotels.com/go/france/jardin-des-tuileries-paris)
Há poucos dias o motivo era os carros da estalagem (se assim fosse devia então pagar a obra)
Depois foi “a calçada nova ocupa muito menos área do que a que já existia”
Também o que era uma plataforma provisória, afinal sempre é um palco definitivo
Enfim
Em Tomar sempre foi assim. Se não se fazem obras é porque não se fazem. Mas se fazem, protestam logo contra porque não devia de ser assim. Cada cabeça sua sentença! Hoje fui lá ver. As obras já começaram e agora espero que ninguém se lembre de as parar porque corremos o risco de ficarem a meio durante anos!
É curioso as obras estarem a ser feitas agora, precisamente em ano de autárquicas.
E acho que ninguém é contra fazerem-se obras quando elas são justificadas, cumprem a legislação e os projetos de execução são bem feitos.
Se as obras do Mouchão pararem, a responsabilidade é do Município, que tem de acautelar as exigências legais e procedimentais que tais obras acarretam.