
Numa atitude de total desprezo pelos comerciantes da rua Infantaria 15, no centro histórico de Tomar, a câmara não tem colocado a grade à entrada da rua para impedir a circulação de trânsito aos fins de semana.
Desde setembro do ano passado que os comerciantes tinham possibilidade de colocar esplanadas na rua desde as 17 horas de sexta feira até à noite de domingo. No edital que a câmara publicou, refere-se a “vontade de revitalizar o comércio da zona histórica”.
Mas pelos vistos foi “sol de pouca dura”. Para desgosto dos comerciantes, o trânsito regressou aos fins de semana, impossibilitando a instalação de esplanadas. E isto acontece sem qualquer edital ou informação aos comerciantes. Representa um retrocesso naquilo que é a tendência em todos os centros históricos que é o gradual afastamento do trânsito automóvel.
Os comerciantes têm manifestado a sua indignação perante a atitude e a falta de consideração da câmara. Por outro lado, os peões, habituados à ausência de carros na rua ao fim de semana, estranham e criticam que volte a haver trânsito.
Atualização: Já neste domingo, dia 24, e perante a passividade da câmara, os comerciantes tiveram a iniciativa de colocar uma cadeira e uma caixa à entrada da rua para impedir o trânsito.
Estavam à espera de quê?!
As eleições já foram.
Agora os votos só voltam a ser úteis em 2025.
Mas a srª é tão simpática, não é mesmo?!
Fechado é como devia estar toda a zona objeto de proibição de circulação ao fim de semana, Rua São João inclusive. O trânsito pode ser feito pela Alexandre Herculano. Permitir em horário definido, como na Serpa Pinto, o trânsito de cargas e descargas.
Mas se o município quisesse impedir a circulação metia a placa de trânsito proibido com a anexação do inicio da validade e respectivo fim ex.: “Das 17h00 de Sexta-feira às 00h00 de Segunda-feira.”