
A praia da Nazaré está com a bandeira vermelha hasteada, ou seja interditada a banhos, desde sexta feira, dia 1, devido a contaminação das águas por esgotos.
Em consequência disto, 70 pessoas foram assistidas na Unidade Local de Saúde de Leiria com sintomas de gastroenterite, náuseas e vómitos. Um número registado até às 17h00 deste sábado, dia 2, que pode vir a aumentar.
À agência Lusa, o presidente da câmara da Nazaré, confirmou os números e os sintomas, mas o autarca acredita que a situação já esteja resolvida.
Manuel Sequeira informou que o delegado de saúde entregou na sexta-feira uma amostra da água para análise no Instituto Ricardo Jorge e tem a expectativa de que hoje, até ao final da tarde, receba o resultado, que espera favorável, e que no domingo já esteja reposta a normalidade.
“Nós achamos que, neste momento, a praia está em condições, mas só podemos abri-la após a constatação de que as análises vêm favoráveis”, disse à agência Lusa o autarca.
Como alternativa, muitos banhistas deslocaram-se para outras praias nas redondezas como S. Martinho do Porto e Paredes de Vitória.
Atualização: Após a publicação desta notícia a interdição foi levantada.