
A última candidatura às eleições autárquicas a entregar o processo no tribunal de Tomar foi a coligação CDS-MPT-PPM. Por ironia, o sorteio realizado hoje no tribunal de Tomar ditou que será a primeira candidatura a figurar no boletim de voto.
Perante mandatários e representantes das candidaturas, realizou-se hoje no tribunal o sorteio da ordem das forças políticas nos boletins de voto.
O processo foi mais demorado porque o sorteio teve de ser repetido, dado que na lista não surgiam as candidaturas daquela coligação às freguesias de Casais / Alviobeira e Paialvo.
Novidade é a forma de sorteio que deixou de ser manual para passar a ser realizada através de um sistema eletrónico criado pela Comissão Nacional de Eleições.
Nos boletins de voto para a câmara e assembleia municipal de Tomar, a ordem das candidaturas é a seguinte:
1 – Coligação CDS-MPT-PPM (Tomar Queremos Responder)
2 – Volt
3 – Chega
4 – Bloco de Esquerda
5 – CDU
6 – PSD
7 – PS
Esta ordem mantém-se nos boletins de voto para a junta urbana, com exceção do Volt que não concorre.
Nas restantes freguesias a ordem é igual, mas há forças políticas que não concorrem a todas as freguesias. Aliás, só o PSD concorre às 11 freguesias do concelho.
Os movimentos independentes em Olalhas e na União de freguesias de Serra / Junceira surgem em 1º lugar nos boletins de votos nestas freguesias.