
Ficou em prisão preventiva o empresário que, na terça feira, dia 22, invadiu a reunião da câmara de Abrantes e agrediu o presidente, o vice-presidente e uma funcionária da autarquia.
Jorge Ferreira Dias está indiciado de um total de sete crimes: um de perturbação do funcionamento de órgão constitucional (a autarquia), três crimes de ofensas à integridade física qualificadas, dois de ameaça agravada e um de injúria.
Foi esta a decisão do Juízo de Instrução Criminal de Santarém que já nesta quarta feira ouviu o arguido, entretanto encaminhado para o estabelecimento prisional de Leiria. Para isso contribuiu o facto de o arguido ter uma anterior condenação.
A possibilidade de Jorge Ferreira Dias aguardar julgamento em prisão domiciliária não está fora de hipótese. O juiz pediu um relatório ao pessoal Direção-Geral da Reinserção Social e Serviços Prisionais para avaliar a situação.
O arguido está proibido de contactar com a Câmara de Abrantes e com os seus eleitos.
Há vários anos que o empresário Jorge Ferreira Dias mantém um diferendo com a Câmara de Abrantes. No dia 22 de dezembro, munido de um cajado, interrompeu a reunião de câmara e depois de proferir várias ameaças, agrediu o presidente da autarquia, Manuel Jorge Valamatos.
O vice-presidente João Gomes e a funcionária de apoio às reuniões de câmara foram transportados ao hospital.
Além das agressões cometidas, foram derrubadas mesas e danificado algum equipamento.
Chamada ao local a PSP retirou Jorge Ferreira Dias do local e recolheu depoimentos dos presentes. O INEM foi também chamado para prestar assistência ao presidente do Município.
Reportagem da TVI
AGRESSÃO NA AUTARQUIA DE ABRANTES: EIS A HISTÓRIA COMPLEXA QUE MOTIVOU JORGE FERREIRA DIAS
Cidadão interrompe reunião de Câmara em Abrantes e agride presidente