
- Patrocínio -
A A13, apesar de ser uma autoestrada que liga Coimbra à A23 na Atalaia, tem alguns troços em que o limite de velocidade é de 100km/h.
É o caso da maior parte do troço entre o nó de Valdonas e o nó junto ao restaurante Manjar dos Templários e à zona industrial, no concelho de Tomar.
Na manhã desta terça feira, dia 5, a GNR colocou um radar de controle de velocidade no viaduto sobre o rio Nabão nesse troço.
- Patrocínio -
Em regra geral, o limite máximo de velocidade numa autoestrada para automóveis ligeiros e motociclos com cilindrada superior a 50 cm³ é de 120 km/h. Veículos pesados de passageiros têm um limite de 100 km/h e veículos pesados de mercadorias não podem exceder os 90 km/h.
Uma perfeita caça à multa…
Os veículos pesados de mercadorias deslocam-se, em auto-estrada, todos eles à volta dos 110km/h, tal como os de passageiros. Porque nada lhes acontece? Além disso é frequente assistir a ultrapassagens duplas por parte de pesados, ficando, durante muito tempo, as 3 vias obstruídas. Todas as semanas temos conhecimento de acidentes envolvendo pesados. Para quando uma vigilância a sério?
Cala te bufo
As velocidades atualmente permitidas nas autoestradas são ridículas.
São as mesmas há 40 anos não fazem nenhum sentido.
Vejam o caso de Itália.
Tempo seco Máximo = 150
Chuva máximo = 120
Faz sentido certo?
Quanto ao Sr que se queixa dos pesados não sabe o que diz.
Sr José Nunes tem de deixar de jogar playstation porque a 110km hora só na playstation. já agora se a ultrapassagem é dupla como fica as 3 vias obstruídos? há já sei só na playstation!!!!!!
tu nem sabes o que estás a dizer vai mas é para a escola.
isso é mentira eu muito raramente os vejo acima dos 95
Estão por aqui a falar de ultrapassagens duplas entre veículos pesados. Se com isso querem dizer que um veículo está a ultrapassar outro que por sua vez está a ultrapassar um terceiro, numa zona de três faixas, então dou razão a quem critica este procedimento. Eu próprio já me vi envolvido numa situação dessas, quando há algumas semanas circulei na A1 entre os nós de Alcanena e Santarém. 3 camiões (2 tirs e um graneleiro) a par, rodando a velocidades muito idênticas, empataram o trânsito durante cerca de 2 kms, gerando filas de dezenas de ligeiros. Mais do que controlar as velocidades excessivas, as autoridades deviam dar atenção às más práticas de condução, e agir em conformidade…
pois, aí está será a questão pois entendo como cidadão será da inteira responsabilidade de qualquer condutor que resolva prevaricar são as regras impostas pela Lei.
Acho muito bem, anda gente na estrada que deviam de andar em carros de bois.
Sr José Nunes tem de deixar de jogar playstation porque a 110km hora só na playstation. já agora se a ultrapassagem é dupla como fica as 3 vias obstruídos? há já sei só na playstation!!!!!!
Aqui na zona de Pombal havia gajos a aplaudir essas cenas, à 2 ou 3 dias atrás os mesmos vieram reclamar para as redes sociais, mal tratar as autoridades de apanhar 3 multas no mesmo dia por excesso velocidade Coimbra-Pombal. Para esses gajos devia ser o valor da multa 3X mais.
tu nem sabes o que estás a dizer vai mas é para a escola.
nao se percebe a extensão tão intensa a 100 Km/h nesse troco, que é perfeitamente seguro a 120.
Mais uma caça a multa
Eu percebo perfeitamente!
Interessantes opiniões. Portanto, temos um engenheiro que “acha” que a circulação naqueles troços a 120 km/hora é perfeitamente seguro. Ou seja, o limite de 100 km/h foi um capricho de um tipo qualquer que decidiu dessa forma. É á conta deste tipo de mentalidade que em matéria de civismo e de segurança, nunca mais lá vamos. E caça á multa? Se cumprirem o limite escarrapachado na sinalização, acaba-se a caça . E se houver um energúmeno que acha que a 250 é perfeitamente seguro? Ganhem juízo!!
A realidade é que esses troços ridículos com limite de 100 km/h só existem para montar os radares móveis para a caça à multa. E entre os 120 e os 250 Km/h existem muitas velocidades seguras para os poucos que realmente têm habilitações para conduzir veículos motorizados. A emissão de títulos de condução apenas a quem tem habilitação para tal, a condução na via livre mais à direita e a utilização dos espelhos retrovisores antes de mudar de faixa para a esquerda são comportamentos 1000x mais responsáveis em termos de segurança rodoviária e ninguém cumpre ou controla.
Concordo com tudo o que seja considerar os condutores de pesados uns canalhas, o maior perigo da estrada e ignorantes da condução. Todas as multas para pesados deviam triplicar.
Concordo com tudo o que seja considerar os condutores de pesados uns analfabetos, o maior perigo da estrada e ignorantes da condução. Todas as multas para pesados deviam triplicar.
Para gente como os guiadores de pesados. todas as multas para pesados deviam triplicar.