Sociedade

População de Alcanena faz apelo desesperado

- Publicidade -

É um grito de socorro que nos chega por email. A população de Alcanena desespera por causa da poluição ambiental (“ar irrespirável”, “cheiro horrível”, “veneno”, “tóxico”) provocada pelas fábricas de curtumes.

Transcrevemos o referido email enviado para a comunicação social, governantes, grupos parlamentares, organizações ambientalistas, entre outras entidades:

 

Poluição Ambiental em Alcanena – APELO!

“A poluição ambiental em Alcanena atingiu níveis insustentáveis para a população poder viver com o mínimo de qualidade. Não se consegue respirar ar puro com os níveis adequados por dois dias seguidos. Ao contrário do resto do país, Alcanena continua em confinamento pois todos os dias a população tem de fechar portas e janelas de casa, os vidros do carro, tudo, para que o cheiro não empeste as nossas vidas.

- Publicidade -

O ar irrespirável deve-se à exposição do ar de Alcanena a Sulfeto de Hidrogénio, um gás venenoso, que tem graves implicações na saúde das pessoas. Ou seja, trata-se de um problema de poluição ambiental que atinge a vertente social e de saúde pública. A população de Alcanena está a ser gaseada diariamente como se vivesse num cenário de algum filme da II Guerra ou do trágico acidente de Chernobyl.

Esta situação ultrapassou todos os limites do razoável há muito tempo e sentimo-nos completamente presos de uma indústria que não cumpre e/ou de uma autarquia completamente incompetente na resolução do problema. Dia após dia, mês após mês, ano após ano, o problema mantém-se e intensifica-se sem qualquer avanço da parte das entidades competentes. Não sabemos mais o que fazer para vermos o fim a este calvário e o sofrimento da população é visível pelos protestos na página de Facebook Alcanena em Movimento.

A população está completamente desesperada e esta mensagem é um apelo à vossa intervenção, investigação e exposição deste tema. Como entidades públicas e órgãos de comunicação social, apelamos ao vosso sentido cívico aliando-se à população de Alcanena que precisa de todas as ajudas nesta altura.

Esta não é uma mensagem informativa. É um pedido de ajuda de quem chegou ao limite”.

Entretanto está a decorrer uma petição pública.

- Publicidade -

1 comentário

  1. O problema tem que ser resolvido mas sem a opção de encerrar as fábricas. São muitos postos de trabalho de pessoas que produzem riqueza ao contrário de alguns que se acham intelectuais, mas vivendo por conta da família, de rendas ou do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo