CulturaDestaque

Pórticos das igrejas de Tomar: dois restauros diferentes com 50 anos de intervalo

- Patrocínio -

Nos anos 70 foi feito o restauro do pórtico da igreja de S. João Baptista em Tomar. Atualmente está a ser restaurado o pórtico da igreja de Santa Maria do Olival.

Em 50 anos, as políticas e as técnicas de restauro mudaram e muito.

Enquanto nos anos 70, o pórtico da igreja de S. João Baptista foi restaurado repetindo elementos que já existiam nas partes mais protegidas da estrutura, conforme explica o arq. Álvaro Barbosa num vídeo da série “Segredos de Tomar”, de Sandra Costa.

- Patrocínio -

Nessa época, a mando da entidade que tutelava os monumentos nacionais, veio a Tomar um escultor professor de belas artes que foi reproduzindo os motivos existentes de um dos lados do pórtico como caracóis, bagas, cachos de uvas, flores, folhas de parra, aves, entre outros motivos.

Estamos em 2025 e a empresa Signinum está a intervir no pórtico da igreja de Santa Maria do Olival com uma abordagem totalmente diferente. Atualmente a técnica de restauro já não consiste na recriação do que existia, mas sim apenas conservar e consolidar o que ainda resta, conforme explica a conservadora-restauradora Sara Martins (vídeo em baixo).

“A preocupação não é tanto estética, mas sim essencialmente estabilizar os materiais. Precisamos de parar ou desacelerar a degradação dos materiais, esse é o grande desafio”, refere.

Limpezas, tratamentos de juntas, colagens e injeções de argamassas são algumas das tarefas a realizar.

O objetivo é “a consolidação da estrutura para não se perder o que ainda resta do portal”.


- Patrocínio -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo