
Na semana em que termina o verão, foi também concluído o restauro do pórtico gótico da Igreja de Santa Maria do Olival, em Tomar. A intervenção marcou o fim de um processo de conservação essencial para a preservação, ainda que parcial, de um dos mais emblemáticos monumentos da cidade.
Investimento da câmara
A empreitada foi adjudicada pela câmara municipal de Tomar por 21.226,5 euros (20.025,23 € mais IVA a 6%) à empresa Signinum – Gestão de Património Cultural, responsável também por outros restauros de referência na região, como os da Igreja de S. João Baptista e da Igreja da Misericórdia.
Interrupção especial para casamento VIP
Os trabalhos arrancaram em meados de junho, mas chegaram a ser interrompidos temporariamente. O motivo foi insólito: a desmontagem do andaime para permitir a entrada dos noivos e convidados de um casamento VIP que decorreu no local. Fora essa exceção, durante as obras o acesso dos visitantes foi feito pela porta lateral.
Pórtico ameaçado por degradação
Antes da intervenção, o pórtico gótico apresentava sinais preocupantes de deterioração, incluindo queda de pedras e de elementos escultóricos. Apesar disso, a filosofia da obra não foi a reconstrução da estrutura original, mas sim a sua conservação e consolidação, garantindo segurança e estabilidade.
Alterações pouco visíveis, mas essenciais
O resultado final pode não ser facilmente detetado a olho nu. No entanto, especialistas sublinham que a verdadeira importância está na preservação do que resta do pórtico, prolongando a vida útil de um dos símbolos mais importantes da herança templária em Tomar.
Restaurar pórtico da igreja de Santa Maria do Olival custa mais de 21 mil euros
Pórticos das igrejas de Tomar: dois restauros diferentes com 50 anos de intervalo
Câmara mandou desmontar andaime para casamento VIP na igreja de Santa Maria do Olival