Carlos Carvalheiro, diretor artístico do grupo de teatro Fatias de Cá, completa nesta terça feira, dia 18 de novembro, o seu 69º aniversário.
E festeja a data pela primeira vez com o “estatuto” de aposentado como professor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha.
O seu nome consta da lista de aposentados e reformados referente ao mês de outubro, passando a receber a respetiva pensão pela Caixa Geral de Aposentações.
Mas não se pense que Carlos Carvalheiro vai “arrumar as botas”. Pelo contrário, agora tem mais tempo livre para fazer aquilo que mais gosta que é a criação artística através do teatro sob o lema do grupo que dirige: “Não resistir a uma ideia nova, nem a um vinho velho”.
No seu constante fervilhar de ideias e projetos, está a preparar vários espetáculos, ao mesmo tempo que mantém uma agenda preenchida com várias sessões de teatro em diferentes locais do país.
Da newsletter semanal do Fatias de Cá repescámos algumas das atividades em marcha ou em preparação:
O Fatias de Cá e a Paróquia de tomar assumiram uma parceria, com vista à criação de PAIXÃO, que relata a semana em que Jesus é crucificado, em registo de teatro medieval, apontado para o domingo de Ramos, 29 março 2026.
Entretanto, esta semana, prossegue o trabalho de preparação da instalação prevista para o Museu de Peniche, sobre a libertação dos presos políticos em Caxias, no 25 de Abril, baseada nas peças de Jaime Fernandes e de João Menino Vargas.
Vai fazer-se a reunião com a Banda da Nabantina para concretizar a reposição de O Con(s)certo de Karl Valentim, espetáculo estreado na Nabantina em 1981.
Vamos tentar melhorar a narrativa do filme Brigadas Revolucionárias (1968-1974) em fase final de edição, com a ajuda de José Paulo Viana, um dos protagonistas operacionais, para além de termos de fazer o esgotado T de Lempicka no Palácio Sotto Maior (Figueira da Foz) e o ensaio geral de A FESTA DE BABETTE no Palacete da Quinta do Amparo (Leiria) que estreia em 22 Nov (também já esgotado).
Na passagem do ano do Fatias de cá que, como é hábito, acontece em 31 de dezembro, na DISTILARIA da Brogueira, pelas 20h20, 44€44 com comezainas incluídas, vai ser reposta a peça ANATOMIA DE UM GUISADO, de Emília Costa, estreada em Setúbal no evento Meenos do CSM.
O duo Pão de Ló, exímios animadores noturnos, também foi abordado para ver se dão música, depois de expressos os prósperos votos, para a folia.
No entretanto…
Vai apresentar-se A FESTA DE BABETTE no Palacete da Quinta do Amparo (Esc Sec Monsenhor Galamba de Oliveira, Leiria) sábado 22 Nov (JÁ ESGOTADO. PRÓXIMO ESPETÁCULO 20 DEZ). bem como outra peça de Emília Costa, de curta duração, ESTRANHAMENTOS, para ajudar à festa de aniversário do restaurante INPROVÁVEL, na Brogueira, domingo 30 Nov
Sim, SENHOR PRIMEIRO MINISTRO no Festival de Teatro de Valado de Frades sábado 6 DEZ, pelas 21h30
PS:
ULISSEY
O nosso projeto candidato ao Programa Creative Europa, em a parceria com uma companhia da Galiza e outra da Córsega, apesar dos seus méritos, não poderá ser financiada tendo e em conta os recursos financeiros disponíveis.









