
Segundo o Observatório do Alojamento Estudantil criado pelo Governo, o preço médio de arrendamento dos quartos em Tomar é de 214 euros. O preço mínimo ronda os 146 euros e o máximo atinge os 309 euros.
Os dados estão disponíveis aqui, e há a informação de que existem 19 quartos disponíveis em Tomar.
Numa altura em que o ano letivo está a começar, os estudantes dos Politécnico de Tomar desesperam por encontrar um espaço onde possam ficar alojados, isto num ano em que entraram quase 300 alunos na 1ª fase de acesso ao ensino superior.
A residência de estudantes do IPT tem cerca 250 camas e há um projeto em marcha de criação de uma nova residência no edifício da praceta Alves Redol que terá capacidade para 68 alunos.
Em Abrantes, onde funciona a Escola Superior de Tecnologia do IPT, há 13 quartos disponíveis com um preço médio de 200 euros.
Em Santarém, segundo o mesmo observatório, existem 55 quartos disponíveis a um preço médio de 250 euros.
Em alguns casos, estes preços não incluem água nem luz. Outro problema é que há senhorios que recusam passar recibos para não pagarem impostos.
Nas redes sociais multiplicam-se os anúncios de procura de quartos por parte dos estudantes, como se pode confirmar neste grupo, por exemplo.
Projeto da nova residência de estudantes do IPT vai custar quase 90 mil euros